Memphis, Tennesee, 27 de julhode 1939
Quando as fotografias do norte-americano William Eggleston foram tema de uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1976, sua fama surgiu. Antes a fotografia era vista apenas no preto e branco e com temas nobres. As cenas cotidianas, de cores sedutoras e composição livre chamaram a atenção do público e tornaram o fotógrafo uma importante referência.
Suas primeiras fotografias foram realizadas em preto e branco, influenciado por Robert Frank e pela teoria do Momento Decisivo, de Henri Cartier-Bresson. Foi em 1965 que teve contato com a cor e começou a desenvolver seu próprio estilo. O trabalho de Eggleston é considerado inovador por muitos estudiosos, o que lhe rendeu exposições em importantes museus e galerias.
O processo Dye-Transfer é parte importante em seu trabalho. Foi lecionando em Harvard, em 1973, que descobriu a técnica que daria vida a sua obra: The Red Ceiling. Eggleston, possui uma carreira diferenciada pelas cores, suas exposições causaram impactos assim como os livros publicados.
20/31