Você consegue adivinhar o que é real e o que não é nesse vídeo?

Os efeitos visuais, décadas atrás, eram apenas uma amostra do que estava por vir. Com a tecnologia ainda em evolução nessa área, frequentemente era fácil de notar quando um efeito havia sido adicionado a uma cena.

(Sempre me perguntei sobre essa cena abaixo como o Luck Skywalker não cortou a cabeça de Obi-Wan Kenobi. Primórdios os efeitos visuais…)

Mas hoje chegamos a um ponto em que os efeitos são imperceptíveis. Note que eu não disse “quase” imperceptíveis: não dá mesmo pra perceber o que não é real na maioria das vezes. No vídeo abaixo, Roy Peker brinca que os amigos deles sempre afirmam que os efeitos visuais são muito falsos, e brinca com essa compreensão. Veja o vídeo e tente notar, desde o início, o que não é real ali:

Conseguiu perceber alguma coisa? O vídeo é uma verdadeira aula sobre efeitos visuais, e descreve diversos que existem e como eles são criados. Por exemplo, o tracking (2D ou 3D), uma forma de rastrear movimentos e estruturas para transformá-los posteriormente; o chroma key, também utilizado em fotografia, que é um fundo azul ou verde que pode ser substituído por outras imagens, e o CG compositing, elementos 100% criados por computação gráfica.

Afinal, não é tão fácil quanto parece perceber o que não é real hoje em dia.

Sair da versão mobile