Sueco documenta bailes da pureza nos EUA

Purity é um livro fotográfico que mostra como funcionavam os “bailes da pureza” norte-americanos até o final dos anos 1990. As cerimônias religiosas serviam para que meninas prometessem “viver uma vida pura diante de Deus” e permanecessem virgens até o casamento. Nos bailes, os pais assinam o compromisso de preservar a castidade de suas filhas, às vezes trocando anéis como símbolo dos votos.

Curioso, o fotógrafo sueco David Magnusson resolveu registrar essa celebração nos estados de Louisiana, Colorado e Arizona. “Eu esperava encontrar pais extremistas querendo proteger a honra de suas filhas, mas descobri que, muitas vezes, são as próprias meninas que querem assumir o compromisso. Muitas vezes, os pais nem sabiam o que era um baile de pureza até ser convidado por suas filhas”, ele contou à BBC. “Fiquei impressionado com a ideia de que o que nos diferencia não é nada além do que a forma com que somos influenciados pela cultura e os valores que ela faz crescer em nós”, admitiu.

A cerimônia foi criada em 1998 pelo ministério religioso Generations of Light (Gerações de Luz) e até hoje é praticada em 17 países,  atingindo 48 dos 50 estados norte-americanos, de acordo com o Daily Mail. As imagens também estão expostas no Museu da Fotografia de Estocolmo, na Suécia.

montagem_banner_newborn

Artigos relacionados