Colunistas Composição Dicas do Vernaglia Vídeos

Vernaglia: “Como foi feita a foto?”

congresso de fotografia

Herc’lio Luz Bridge, Florianopolis, Brazil

Neste episódio, estou dando um tempo na série sobre vídeo com DSLR (em breve volto a esse tema, este ano teremos vários vídeos sobre iluminação e cinematografia com DSLR) e inicio aqui uma nova temática – “Como foi feita a foto?” – explicando algumas das minhas fotografias mais conhecidas.

Uma foto que fiz e que felizmente ficou muito famosa é a do cartão postal de Florianópolis (SC), a ponte Hercílio Luz. Esta imagem foi feita em 2004, por ocasião de um curso que ministrei naquela cidade.

Após fazer esta foto, revelar o filme, escanear e postar na internet, seu sucesso foi imediato. O conjunto entre a composição bastante clássica, o aspecto monumental da ponte, as cores vibrantes, a técnica apurada de execução e – por que não dizer? – a sorte de estar lá em uma noite na qual o céu estava realmente lindo, despertou a atenção de muita gente. Clientes compraram a foto, outros roubaram a imagem (é, muita gente usou sem pagar, mas esses casos são analisados por outro departamento aqui – o jurídico) e a mesma já foi exibida em todo tipo de site, blogue, revistas, em meus cursos etc.

Acho justo começar esta nova série explicando alguns detalhes da técnica utilizada para compor esta fotografia. Vejam no vídeo:

Foto: Carol Brito (direção e iluminação: Armando Vernaglia Jr.)

 

Fotógrafo e diretor de fotografia, ARMANDO VERNAGLIA JR. vive em São Paulo, mas atua em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.

.

Sobre o autor

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!