Colunistas Dicas do Vernaglia Vídeos

Filmagem com DSLR: comandos básicos

Livros de fotografia

Um pouco de informação sobre os comandos básicos na hora de filmar com uma DSLR: foco, abertura (diafragma ou íris, tanto faz), tempo de exposição (shutter, obturador), frame rate (fps, quadros por segundo) e white balance (balanço de branco).

Isso sem falar do ISO, que não foi citado no vídeo, mas é o sexto comando.

O ISO acaba sendo o controle final de exposição, lembrando que ISO baixo gera imagens mais nítidas e com melhor latitude de exposição, enquanto ISO alto apresenta ruído de imagem, dando uma cara um pouco granulada para a imagem, e reduz ligeiramente a latitude de exposição.

Esses fatores juntos formam aquilo que chamo de “cobertor curto” da fotografia ou da cinematografia: a cada decisão tomada, sacrificamos as outras; se obtemos profundidade de campo fechando a abertura, precisaremos de mais luz, ou precisaremos aumentar o ISO, ou alongar o tempo de exposição.

Se ganhamos nitidez pelo curto tempo de exposição, novamente podemos precisar de mais luz, ou subir o ISO, ou abrir o diafragma, sacrificando a profundidade de campo.

No final, boa profundidade, tempo de obturador curto e ISO baixo levam teoricamente ao máximo da nitidez da imagem, mas também à necessidade de muita luz. Esse equilíbrio de fatores é um dos trabalhos do fotógrafo ou diretor de fotografia.

cid_C91C6F6C-D741-404A-BA9B-98F6D781FB67

 

Fotógrafo e diretor de fotografia, ARMANDO VERNAGLIA JR. vive em São Paulo, mas atua em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.

 

.

Sobre o autor

Armando Vernaglia Jr.

Vernaglia é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafo e diretor de fotografia, Armando Vernaglia Jr vive em São Paulo mas atua e atende em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, especializado em fotografia de arquitetura, ambientes, turismo e produtos, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.
Acesse o site.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário