Videomaker é preso após bater drone no World Trade Center
Um videomaker foi preso depois que, acidentalmente, colidiu seu drone no prédio do World Trade Center, em Nova York. Segundo uma reportagem do jornal New York Daily News, o videomaker do Texas, Adam Ismail, de 22 anos, aprendeu da maneira mais difícil de que a cidade de Nova York não permite vôos de drones.
Ismail estava usando um drone DJI Air 2S para captar algumas imagens de Manhattan, especificamente da fachada do World Trade Center, quando seu drone ficou preso numa estrutura de metal do oitavo andar do prédio.
“Eu estava fazendo um vídeo pessoal de viagem para mostrar aos meus seguidores nas redes sociais. Eu posto no Instagram e preciso fazer meu YouTube estourar”, disse Ismail ao New York Daily News para tentar justificar sua gravação ilegal. Atualmente, o cinegrafista tem cerca de 3 mil seguidores no Instagram, e segundo ele, não sabia que o prédio fazia parte do novo World Trade Center.
Porém, como os antigos prédios do World Trade Center foram alvos de ataques terroristas, que derrubaram as Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2011, o acidente desencadeou uma grande ação da polícia federal e municipal de Nova York. Ismail foi cercado pelo FBI, pela polícia da Autoridade Portuária de Nova York e por oficiais de contraterrorismo do Departamento de Polícia de Nova York. Inicialmente, o videomaker foi preso e seu drone foi confiscado em definitivo.
Após a polícia verificar quais eram suas reais intenções com a gravação, Ismail foi liberado e recebeu uma intimação por violar o código da cidade e as regras do uso de drones em Nova York, que proíbe o uso pessoal desse tipo de equipamento. “Estou feliz por não estar na prisão”, disse Ismail.
Violações das regras de drones em Nova York são tratadas como contravenção, infração penal considerada como de menor gravidade, podendo em caso de condenação, ser punida com pena de prisão simples, multa ou ambas.
Conforme publicado pelo site DPReview, Ismail não é o primeiro a enfrentar acusações por voar com um drone perto do World Trade Center. No início de abril, um homem da Pensilvânia foi preso por bater seu drone no telhado do World Trade Center.
Ele foi preso quando tentou obter acesso ao telhado para recuperar o equipamento. Ele se recusou a cooperar com a polícia, deu um nome falso e estava portando drogas ilegais. Ele foi acusado de perigo imprudente, posse de drogas, falsificação de identidade e violação das regras dos drones.
Gostou dessa matéria? Então, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e ajude nosso trabalho ficar ainda melhor. Veja neste link mais matérias sobre drones que postamos recentemente aqui no iPhoto Channel.