Dicas de Fotografia

Vídeo tenta educar convidados inoportunos

dont be

Todo o mundo sabe que o fotógrafo de casamento deve ser ágil e ter suficiente capacidade de antecipação para obter boas imagens. Porém, o profissional também deve estar preparado para lidar com convidados metidos a fotógrafo se interpondo à cena e estragando boas fotos.

Nos Estados Unidos isso é tão comum que o “Don’t be that guy”, um programa televisivo do canal californiano Fox 40 que aborda o comportamento reprovável das pessoas em diversas ocasiões, dedicou uma edição aos “papagaios de pirata” dos casamentos para tentar conscientizar sobre a importância de se respeitar o trabalho do fotógrafo profissional, apelando à lógica e educação das pessoas.

O programa (veja o vídeo abaixo) elencou diversas situações que  muita gente aqui talvez ache familiares: um convidado que passa por trás dos noivos na hora da foto, smartphones e câmeras impedindo a visão do fotógrafo e até mesmo uma câmera compacta munida de um prosaico braço extensível.

Lidar com esse tipo de contratempo nem sempre é fácil. As soluções encontradas pelos profissionais são variadas, desde chamar a atenção dos mais inoportunos até proibir que os convidados compareçam ao evento com câmeras e celulares (algo que nem sempre funciona, claro).

E você, como reagiria diante de uma situação dessas?