Vida Selvagem

Equipe de filmagem da BBC salva pinguins presos no gelo

Uma das regras fundamentais do documentário sobre a vida selvagem é não interferir com o curso natural dos acontecimentos nas situações que estão sendo capturadas diante da câmera. Porém, uma equipe de filmagem da BBC decidiu quebrar essa regra ao resgatar um grupo de pinguins presos no gelo.

Segundo o The Guardian, a equipe estava na Antártida filmando a última série de David Attenborough, “Dynasties”, quando notaram que um grupo de pinguins havia ficado preso em um barranco durante uma tempestade. A equipe entrou no barranco profundo e usou pás para cavar degraus em uma extremidade para fornecer aos pinguins uma rota de fuga. Assista abaixo:

A BBC Earth descreve o esforço como um “movimento sem precedentes” para seus cineastas, que decidiram que a intervenção não representava perigo para eles ou para os animais, que eles não estavam mudando a dinâmica do sistema natural, e que eles não estavam privando qualquer outra criatura de alimento.

Enquanto alguns documentaristas da vida selvagem mais “ortodoxos” podem se opor ao resgate, outros cineastas estão expressando apoio sobre as ações da equipe.

“Interferir ou não é uma decisão baseada no que você está vendo no momento”, disse o cinegrafista veterano da vida selvagem Doug Allen. “Interferir em um evento de predação é definitivamente errado, mas, nessa situação, eles não assustaram os pinguins. Tudo o que eles fizeram foi criar uma rota de fuga para eles.”

E você, o que acha a respeito? A equipe deveria ter interferido e resgatado os pinguins?

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário