Eu gosto de viajar e de trazer delas boas recordações e claro, fotografias. Eu sou daquelas pessoas que planeja a próxima viagem, antes mesmo de desembarcar da última, eu estudo promoções aéreas, sofro se não consigo usar o meu programa de milhas e fico sem dormir quando a viagem tão sonhada está perto. Eu trabalho, e trabalho muito, não sou rico, mas economizar para viajar faz parte dos meus objetivos. Eu não ligo se o meu carro é do ano e nem cultuo hobbies caros, invisto em viagens, invisto em experiências e cultura. Tá certo, gosto de ter o smartphone e um computador da última geração, mas é só isso, eu juro!
Foi folheando uma National Geographic que me veio a inspiração de buscar viagens fotográficas, a minha surpresa foi descobrir que a própria publicação tem um programa de Workshop Fotográfico muito bom e completo. Bastou isso para eu iniciar a minha lista, quero fotografar animais em um safari na África, a vida noturna no Bourbon Street em Nova Orleans, as dunas de Jericoacoara, o life style de Paris e a lista começou a ficar cara. Na tela do meu computador, entre sites de companhias aéreas, cotação do dólar, Google Maps e bookings, lá no fundo, acho a tela do meu Excell. A planilha de custos do Excell equivale ao beliscão para nos acordar de um sonho.
Ainda sim, com o dólar ultrapassando 3 contos, viajar é uma delícia e unir esse prazer a fotografia pode lhe render curriculum e portfolio. Uma viagem fotográfica é um curso/workshop com uma viagem incluída, ou se preferir o contrário. O fato é que, pesquisando um pouco, já existem inúmeras escolas de fotografia que organizam viagens fotográficas no Brasil e exterior, basta escolher o destino, algo que caiba no seu bolso e logicamente, uma viagem que possa acrescentar lindas imagens para o seu material.
Em Setembro de 2014 eu liderei um grupo de 6 fotógrafos para Milão na Itália, onde o objetivo era fotografar moda. Organizamos visitas as principais agências de modelos, organizamos locações, contratamos um produtor de moda e um maquiador e partimos para uma semana de prática fotográfica. Definimos um tema prévio para os primeiros dias, mas sugerimos que cada fotógrafo levasse o próprio sonho de fotografar modelos na Europa. Assim sendo, o tema pré definido foi ‘Sophia Loren”e o desafio era que cada fotógrafo buscasse traduzir em imagens a própria Sophia, o ícone do cinema italiano, o life style dos anos 50.
Esse mesmo roteiro, passamos para o maquiador e para o produtor de moda e foi uma delícia conviver com toda essa inspiração, da locação, ao vinho que brindamos depois do ensaio, tudo se encaixava e personificava aquele sonho de experiência fotográfica, não era só o clique, mas o todo, até as dificuldades, porque isso é viagem. Cada fotógrafo voltou com a sua concepção do editorial “la Loren”, que pode ser vista esse mês, publicada na revista italiana Lui Magazine. Além desse editorial, voltamos de lá com outros 10 editoriais que foram publicados em outras revistas, fotografamos até um editorial de noivas que saiu na revista Noivas Rio.
Como eu citei, no início desse texto, eu sou daqueles que planeja a próxima viagem, antes do desembarque, eu já comprei a próxima passagem, honestamente parcelada no meu cartão de créditos. Dia 18 de Maio, desembarco novamente na Itália com outro grupo de fotógrafos, para repetir a expperiência fotográfica de moda, mas já tem gente me pedindo para organizar outros destinos. E você? quer fotografar onde? pegue a sua DSLR e saia da zona de conforto.