Vernaglia: como fazer uma foto da Via Láctea
Continuando a série “Como foi feita a foto?”, passo alguns detalhes da técnica e da forma como foi feita outra fotografia minha que, felizmente, fez bastante sucesso nas redes sociais.
A foto em questão é esta do céu noturno com a vista de um braço da Via Láctea. Esta imagem foi feita em 2013, enquanto eu e minha esposa tirávamos uns dias de férias.
Vivendo em São Paulo, lugar onde avistar uma única estrela no céu já é motivo de alegria, eu mantinha uma vontade de produzir alguma imagem bela e mais completa do céu noturno. Via imagens de alguns fotógrafos de natureza e ficava guardando a vontade para uma oportunidade adequada.
A técnica por trás da imagem é simples: utilizar aberturas amplas de diafragma, tempos longos de exposição – mas sem que sejam longos demais a ponto de as estrelas começarem a formar riscos no lugar de pontos – e um ISO bastante alto para captar a diminuta quantidade de luz. O maior truque mesmo está em estar no lugar certo, olhando na direção certa e sob condições climáticas adequadas.
Veja o vídeo para mais detalhes: