Veolia: Candisani entre os vencedores

Luciano Candisani/Veolia Wildlife Photographer of the Year 2012
“Na boca do jacaré”: foto de Candisani conquistou uma das categorias do Veolia

O prestigiado concurso internacional de fotografias da vida selvagem Veolia Wildlife Photographer of the Year anunciou nesta quinta-feira, 18, os vencedores de sua 48ª edição. Organizado pelo Museu de História Natural de Londres e pela revista BBC Wildlife, o concurso recebeu mais de 48 mil inscrições de fotógrafos de 98 países.

O grande vencedor deste ano, agraciado com o título de Fotógrafo do Ano, foi o canadense Paul Nicklen, que flagrou um grupo de pinguins imperadores submersos no mar gelado da Antártida.

“Os pinguins estavam voltando do alto-mar”, contou Nicklen à BBC. “Eles estavam no mar por três semanas, estavam com suas barrigas cheias e trazendo comida para seus filhotes. Eles estavam prestes a subir para o gelo”, disse o fotógrafo, que precisou mergulhar na água gelada para obter a foto. “Eu estava submerso, com minhas pernas presas debaixo d’água, e os pinguins passavam por mim, pelas minhas mãos, pelas minhas costas. Incrível”, descreveu.

Um brasileiro também tem motivos para comemorar o resultado do concurso. Luciano Candisani conquistou o primeiro lugar na categoria Comportamento: animais de sangue-frio. O flagrante de um jacaré submerso à espreita de peixes no Pantanal garantiu seu êxito. Faz alguns anos que Candisani se dedica a documentar esses animais. Segundo ele, a imagem estava em sua imaginação “desde que meu pai me mostrou um jacaré 25 anos atrás”.

As imagens premiadas no concurso serão expostas no Museu de História Natural de Londres a partir desta sexta (19) até março de 2013. Veja mais foto site.

Paul Nicklen/Veolia Wildlife Photographer of the Year 2012
Canadense Paul Nicklen foi o grande vencedor deste ano

Artigos relacionados