Vencedores do concurso LensCulture Portrait são anunciados
O concurso LensCulture Portrait Awards anunciou os vencedores deste ano. Foram 39 fotógrafos de 20 países em cinco continentes, em comunicado a LensCulture diz que ficou surpresa com a quantidade de imagens enviadas, o que mostra o interesse não apenas no concurso, mas na arte, na fotografia e no retrato.
Os retratos contemporâneos contrastam com os tradicionais selecionados pelo concurso. Há imagens criadas em estúdio e externas, em grupos, família e amigos. É possível notarmos a forte presença cultural em cada imagem, tanto do fotógrafo quanto do retratado, lembrando que o concurso foi aberto a todos os fotógrafos.
As categorias trabalhadas pelo LensCulture Portrait Awards 2019 foram: Série, singular e escolha dos jurados. As fotografias finalistas também estão disponíveis no site.
Séries vencedoras
1º lugar: “Chosen [Not] To Be” de Marinka Masséus – Holanda
As fotografias vencedoras da série “Chosen [Not] To Be” fazem parte do projeto “Beleza Radical” em que retrata pessoas com Síndrome de Down e as barreiras que enfrentam na sociedade por serem subestimados o tempo todo. Você pode conferir mais sobre o projeto nesta matéria publicada no iPhoto Channel.
2º lugar: Portraits and Windows de Soomin Ham – Estados Unidos
Pequenas histórias que transcendem pessoas, lugares e o tempo. As fotografias antigas do avô de Ham mesclam com as suas e formam uma nova janela para a memória.
3º lugar: Visible Spectrum: Retratos do Mundo do Autismo de Mary Berridge – Estados Unidos
Uma mãe e fotógrafa imersa no mundo do autismo após seu filho ser diagnosticado portador de Aspergers, capta um mundo pouco conhecido pela sociedade e nos mostra a importância de os entendermos.
Imagens Únicas
1º lugar: Gêmeas de Daniel Lyons – Estados Unidos
2º lugar: Au Nord de Aude Carleton – França
3º lugar: Young British Naturists de Laura Pannack – Reino Unido
Escolha do júri
Down by the River de Charlie de Keersmaecker
Gritos del Silencio de Pablo Solórzano
Irina de Ekaterina Zershchikova
The Rift de Rhiannon Adam
Prima Gli Italiani de Paolo Galletta
The Last Days of Sara de Elena Paraskeva
AIDS Self-Portrait de Elena Paraskeva
I Am My Family de Rafael Goldchain