Nessa terça-feira (20), aconteceu o segundo dia da Semana da Fotografia, congresso de fotografia organizado pela iPhoto Editora, no Cine Teatro Itália, em Balneário Camboriú.
O dia começou com a fotógrafa Ana Paula Aguiar, com a palestra “Como simplificar a fotografia de casamento?”, discursando sobre a simplicidade na fotografia de casamento, listando três pontos chaves para uma fotografia sem muitas preocupações: simplicidade, preparação e intuição. É primordial, segundo ela, observar para não perder os momentos de emoção.

Ana falou ainda sobre a importância de se incluir no espaço, deixando de ser invisível e sendo mais presente, pois dessa maneira você deixa seu cliente mais a vontade e a conexão acontece. Ana aconselha registrar o contexto, sempre provocando o sentimento nas pessoas para que as fotos sejam ao mesmo tempo reais e bonitas.
A parte prática se destacou pela didática de Ana, que mostrou aos congressistas o passo a passo de um registro de casamento enfatizando as ações e situações que ela cria para descontrair o ambiente e conseguir fotos mais espontâneas sem perder na qualidade estética.

Em sequência, Camila Renaux subiu ao palco para falar sobre “Os segredos do Instagram para fotógrafos” e as sobre como desenvolver estratégias específicas para quem é fotógrafo no Instagram começando pelo princípio da proximidade com público, dando como exemplo mais simples, a estratégia de se colocar a localização nos posts. Em um mercado super concorrido, quanto mais sabemos usar as redes sociais ao nosso favor melhor será nosso retorno.
Segundo Camila, usar o perfil comercial hoje é a melhor maneira de atingir o público alvo, uma vez que possuímos muito mais ferramentas nesta versão do que no perfil pessoal. Ela desmistificou certas práticas de marketing e listou alguns app que podem otimizar o investimento de tempo e, conteúdo e dinheiro no Instagram.
“A gente é único e é nisso que a gente deve focar no nosso marketing, temos que achar um jeito de mostrar isso.”

A terceira palestra do dia foi com Altair Hoppe, que fez um “How to do” ensinando algumas das técnicas de Photoshop que o fotógrafo mais precisa no dia a dia durante o pós-processamento. Sempre pensando na praticidade e rapidez, Altair deu enfoque ao tratamento de pele, ampliação de fundo e brilho no olhar.


Em sequência, Luiz Garrido subiu ao palco para contar um pouco da sua longa trajetória no mundo dos retratos, mostrando algumas de suas imagens mais icônicas, além de evidenciar seu olhar e sua forma de trabalho desde o momento do preparo, até ao momento do fotografar, prezando pela simplicidade, planejamento e muita observação.
“O retrato não precisa ter a cara da pessoa, precisa ter a alma.”

Garrido falou ainda sobre a postura que devemos ter ao fotografar qualquer pessoa, principalmente se esta for uma pessoa pública. Aproveitando o momento da prática, o próprio garrido escolheu alguém na plateia para exemplificar o seu trabalho ao vivo.
“Esquece sua opinião, abre sua cabeça que a pessoa fala, ela se mostra.”

Anderson Marques finalizou o dia com a palestra “Bridal session: ensaios de grande impacto”, em que falou muito sobre estar constantemente praticando, sempre procurando usar elemento a seu favor.
“O equipamento disponível jamais pode limitar sua criatividade.”

Anderson enfatizou questões como poses, enquadramento e composição de forma minuciosa, com exemplos tanto de próprios registros, quanto em sua prática. ele também definiu como pontos bases para um ensaio impactante a pose, iluminação e composição.
