Foram anunciados os vencedores da 43ª edição do Nikon Small World Photomicrography Competition, concurso que convida fotógrafos e cientistas de todo o mundo a enviarem imagens feitas através de um microscópio. Mais de 2.000 inscrições foram recebidas de 88 países diferentes.
A fotografia vencedora foi registrada pelo Dr. Bram van den Broek, do Instituto do Câncer dos Países Baixos. A imagem retrata uma célula de pele com uma quantidade excessiva de queratina. Ele encontrou essa célula peculiar ao pesquisar a dinâmica de filamentos de queratina com Andriy Volkov, um estudante do grupo de Biofísica de células liderada pelo professor Kees Jalink.
“Ao estudar as formas como as diferentes proteínas, como a queratina, mudam dinamicamente dentro de uma célula, podemos entender melhor a progressão dos cânceres e outras doenças”, explicou o Dr. Bram van den Broek.
O concurso concede premiações em dinheiro aos autores que tiveram suas obras classificadas entre as 20 primeiras e também aquelas que receberam Menção Honrosa. Veja abaixo algumas delas: