O observatório Deep Space Climate Observatory (DSCOVR) da NASA capturou uma vista estonteante da Lua: a parte do astro que é impossível ver da Terra. O “lado escuro da Lua” é algo tão misterioso que virou até título de um grande disco de rock (Pink Floyd – Dark Side of The Moon).
O lado negro da Lua na série de fotografias é iluminado à medida que ela passa entre o nosso planeta e o Sol (clique aqui para ver a imagem em alta resolução). As imagens foram feitas pela Earth Polychromatic Imaging Camera (EPIC), de 4 megapíxels. O DSCOVR, satélite em que a câmera está instalada, se encontrava há 1,6 milhão de quilômetros de distância da Terra, no dia 16 de julho.
Embora esta não já a primeira vez que o lado oculto da lua foi capturado, é a primeira vista iluminada dessa distância. O lado oculto foi visto pela primeira vez e registrado pela nave espacial soviética Luna 3, em 1959. “É surpreendente o quanto a Terra é mais brilhante do que a Lua”, disse Adam Szabo, cientista do projeto DSCOVR. “Nosso planeta é um objeto verdadeiramente brilhante no espaço escuro em comparação à superfície lunar.”
FONTE: TIME