Vazam mais fotos “photoshopadas” do lendário fotógrafo Steve McCurry

Um dos grandes nomes do fotojornalismo mundial, fotógrafo da National Geographic autor da famosa imagem “A Menina Afegã”, Steve McCurry está sendo desacreditado no mundo da fotografia. Em abril deste ano, uma das fotos de McCurry foi apontada contendo um photoshop fail, um erro grotesco de edição de imagem.

Fotos: Steve McCurry
Fotos: Steve McCurry

A gafe foi encontrada pelo fotógrafo Paolo Viglione que visitava a exposição de McCurry. Agora novas imagens começam a vir a tona.

Nas últimas fotos descobertas com alterações e manipulação de imagem, é quase possível brincar de “jogo dos sete erros”. Porém, dessa vez, infelizmente com um ilustre fotógrafo. A National Press Photographers Association (NPPA) anunciou que as revelações sobre a manipulação nas fotos de Steve McCurry demandam agora um reexame preocupante em todo o trabalho de 40 anos do fotógrafo.

Steve McCurry, em resposta ao escândalo, disse que vai controlar seu uso de Photoshop, mas se considera hoje mais um “contador de histórias visuais” do que um fotojornalista, o que flexibilizaria o uso da ferramenta em seu trabalho. Hoje suas fotos são mais para produção pessoal do que encomendas jornalísticas. “Os anos de cobrir zonas de conflito estão no passado distante”, disse McCurry à revista TIME.

Ele explica que usou o Photoshop, por exemplo, para salvar uma foto do esquecimento (imagem abaixo). “O uso de Photoshop garantiu que uma imagem poderosa não fosse rejeitada porque tinha a orientação horizontal”, disse. “Alguns diriam que era errado fazer isso, mas eu pensei que era apropriado porque a verdade e a integridade da imagem foram mantidas”.

O site PetaPixel publicou várias imagens em forma de gif que mostram o antes e depois do Photoshop. Em algumas fotos há apenas correção de tonalidade, mas outras tem mudanças grotescas até mesmo do tamanho do pé de um homem  (confira ao longo do post). Veja mais fotos e comparações:


Sair da versão mobile