Universidade de Columbia desenvolve câmera flexível

Na área de captura de imagens, uma ideia surpreendente está sendo elaborada por pesquisadores da Universidade de Columbia (EUA): uma câmera flexível. Mais especificamente uma câmera em folha flexível com lentes elásticas. A pesquisa visa a criação de câmeras de alta resolução que possam ser enroladas em torno superfícies como painéis de automóveis. O sensor também será flexível.

O foco da pesquisa está na criação de lentes flexíveis que são capazes de mudar de forma (e, portanto, de distância focal) à medida que são esticadas e comprimidas, de modo que o sensor de imagem possa gravar uma imagem detalhada qualquer que seja o campo de visão.

Em tentativas anteriores de matrizes com lentes flexíveis, as imagens capturadas ficaram com lacunas entre a cobertura de uma lente para a outra.  Neste novo conceito, as lentes são flexíveis e esticam-se, alterando seu comprimento focal e proporcionando uma melhor captura do assunto.

O sistema, na verdade, não tem utilizado um sensor dentro da folha ainda, mas o estudo fez uso de um sensor para projetar imagens sobre uma tela, para determinar a eficácia a matriz. No teste, as imagens foram exibidas sem áreas faltantes. O último passo agora é criar o sensor flexível.

Os testes mostram a diferença de imagens capturadas em relação à curvatura da câmera.
Os testes mostram a diferença de imagens capturadas em relação à curvatura da câmera.

Segundo informações da pesquisa, uma câmera flexível poderia ser envolvida em torno dos painéis de um carro para dar ao motorista uma visão de todos os ângulos, abolindo os pontos cegos. Outro uso é, como na imagem abaixo, enrolar a câmera em um poste, mostrando assim pontos turísticos em 360º. As câmeras poderiam ser utilizadas também pelos consumidores para tirar fotos normais.

iphoto-camera-flexivel (2)

Fonte: dpreview

Artigos relacionados