Uma selfie de cem anos atrás tem causado questionamentos

Em tempos de selfie não se imagina que cerca de 100 anos atrás os fotógrafos faziam coisas inimagináveis para se autorretratar. Hoje a prática já é tão comum que é muito fácil ignorarmos uma foto quando a encontramos no dia a dia, mas realizar uma selfie com os equipamentos antigos era uma logística bem grande.

Esta imagem tem causado certos questionamentos sobre fotografia. Há aproximadamente 100 anos este fotógrafo parece ter feito certo esforço para aparecer na imagem. Um retrato de família onde há quatro pessoas entre as folhagens de sua casa, algo comum nos Estados Unidos do século XX. Mas o espelho cuidadosamente posicionado no tronco de árvore, com o reflexo do fotógrafo chama a atenção. Era uma foto de família, ou uma tentativa de autorretrato?

O fotógrafo fazia parte da família ou era apenas um truque? É interessante analisarmos fotografias antigas para refletirmos sobre o pensamento fotográfico de cada época, influenciado pela sociedade em que se vivia. É possível até imaginar que talvez a captura desse autorretrato fosse a vontade da própria fotografia e não de seu autor.

O que você acha?


Acredita-se que este tem sido o primeiro autorretrato na fotografia – Robert Cornelius, 1839.

Via: FStoppers

Sair da versão mobile