Uma lente 50mm é tudo que você precisa na fotografia de paisagem

O fotógrafo Jay P. Morgan escreveu um artigo e fez um vídeo onde afirma categoricamente que na fotografia de paisagem você precisa apenas uma lente 50mm e nada mais. Claro que isso é um pouco polêmico porque normalmente os fotógrafos acabam comprando várias lentes com distâncias focais diferentes.

Mas por que Jay acredita que apenas a 50mm é suficiente? Ele explica: “Quando eu estava fotografando com Cheyne Walls , que é um excelente fotógrafo de paisagem, ele só fotografou com uma lente de 50mm. Então, eu lhe perguntei: ‘Por que você só fotografa com uma lente de 50mm?’ Bem, aqui estão as razões pelas quais ele tira cerca de 90% de suas imagens com lentes de 50mm (veja aqui preços para comprar na Amazon Brasil).

1. Uma lente mais nítida, sem distorção, barata e leve

Primeiro, é mais nítido. É uma lente de comprimento focal fixo. Tem uma grande abertura rápida se conseguir uns bons 50 mm. Isso vai lhe dar a mesma visão normal que seu olho vê. É leve, então você pode carregá-lo com você. Dá a você a capacidade de se mover. Faz você olhar e estudar sua composição.

2. Fotos sem distorção para fazer a fusão das imagens

O motivo mais importante é porque você pode unir suas imagens e obter uma bela impressão em tela grande com grandes detalhes unindo as imagens. Isso é o que Cheyne Walls faz. Ele não dispara apenas uma única imagem. Quase toda vez que ele tira três imagens. Ele fotografa no meio, à direita e à esquerda. Ou ele fotografa no meio, para cima e para baixo. E ele tira uma bela imagem que vai montar mais tarde no Photoshop.

Há uma razão pela qual fotografar as 3 imagens e costurá-las juntas é uma coisa tão importante. Dá a você uma perspectiva diferente de, digamos, 24mm. Quando você está fotografando essas três sequências de imagens, não distorce a visão quando você filma para cima, meio e para baixo, porque você está dando a tudo isso uma visão normal de 50mm em cada um desses ângulos.

Quando você os junta, é como se você estivesse olhando para isso da mesma visão normal de 50 mm de cada uma dessas imagens. E agora, quando você os junta, dá uma boa perspectiva daquela cena. Veja abaixo o comparativo:

Uma tomada de 50mm em três partes oferece uma visão plana e curva porque sua câmera está centralizada e você vira para a esquerda e para a direita. Essas três visualizações normais costuradas juntas fornecem uma perspectiva de visualização normal da curva da cena e têm uma aparência fabulosa. 

Uma lente grande angular funciona em uma visão plana para lhe dar uma visão mais ampla. Agora você pode dizer: “Eu amo a visão grande angular, é disso que eu gosto”. Tudo bem se essa é a direção que você quer ir, mas acho que juntar as imagens de 50mm dá a você uma fotografia de paisagem incrível.

É por isso que acho que uma lente de 50mm é a única lente de que você realmente precisa quando está fazendo fotografia de paisagem”, disse Jay em seu artigo. Agora veja também o vídeo que ele fez para mostrar na prática esse conceito. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *