Dicas de Fotografia

Uma aula de composição fotográfica com elementos de prédios e edifícios

Os fotógrafos Daniel Rueda e Anna Devís são dois ex-arquitetos que fizeram uma série de fotos incorporando elementos de edifícios em suas fotos. Eles nos mostram como podemos aproveitar as fachadas de prédios para fazer composições fotográficas brincando com a geometria das formas e a interação de objetos com pessoas.

Todas as fotos são minuciosamente planejadas. Primeiro, o casal faz um esboço das composições antes de transformar as ideias em realidade. “Nesta parte do processo de criação, geralmente percebemos que vamos precisar fazer, por exemplo, uma peça de Tetris do tamanho humano ou um rolo de pintura da cor do arco-íris. Todos os nossos acessórios são feitos à mão, é por isso que algumas de nossas imagens demoram tanto tempo para ganhar vida! Decidimos cada elemento e como isso afeta a narrativa da imagem. Isso também nos permite perseguir um certo tipo de humor que nos ajuda a criar um portfólio coeso de imagens onde, mesmo que cada fotografia conte uma história diferente, ela o faz de uma maneira muito homogênea”, disse o casal ao blog My Modern Met. Ressaltando que nem sempre o casal usa acessórios complexos, ao contrário, na maioria das vezes são objetos comuns e fáceis de se conseguir como chapéus, guarda-chuvas e livros (veja imagens com exemplos no final desta matéria).

Para alcançar a excelência em suas fotos, Rueda e Devis trabalham arduamente em mais dois outros fatores além dos acessórios: o cenário e as roupas para cada produção. “Tão importante quanto os acessórios para cada produção são as roupas da modelo e a localização do cenário. Essas duas variáveis sempre cumprem um papel muito importante em nosso trabalho, é por isso que gastamos tanto tempo procurando lugares e roupas únicas. Quando as pessoas olham nosso trabalho podem pensar que não é muito difícil de capturar fotos assim por terem uma aparência simples. Mas, com o passar dos anos, aprendemos que atingir esse nível de simplicidade é muito, muito complicado; o que torna o processo de criação de cada imagem uma aventura completamente diferente e única!”, revelou o casal. Veja abaixo mais algumas fotos de Rueda e Devis e inspire-se fazer tentar fazer composições assim nas suas próximas sessões fotográficas e não esqueça de 3 lições importantes:

1) Invista bastante tempo para pesquisar os cenários e fachadas de prédios, edifícios ou construções.

2) Procure roupas que possam combinar com as cores do cenário, seja por serem parecidas ou contrastantes.

3) Tente pensar em acessórios (objetos) que possam interligar as pessoas com com o design da arquitetura dos prédios.