O astrofotógrafo Miguel Claro registrou um extraordinário fenômeno celestial ao capturar um timelapse do sol durante um período de intensa atividade de tempestades solares. Miguel documentou a estrela da Terra em 12 de outubro, quando ela se aproximava do ápice de sua atividade em seu ciclo solar de 11 anos.
“O resultado final é um filme solar em resolução 5K, composto por 246 imagens ao longo de aproximadamente três horas, entre UT 11h05 e UT 14h08”, disse o astrofotógrafo. “Eu criei um timelapse solar abrangendo todo o disco solar, revelando diversas características fascinantes em movimento, como proeminências eruptivas, filamentos, regiões ativas com pequenas erupções, pequenas espículas dançando como cabelos ao vento e uma delicada linha de plasma ondulante flutuando centenas de quilômetros acima da superfície solar, sustentada por fortes campos magnéticos, até ser liberada no espaço em um piscar de olhos”, disse Miguel em sua página no Vimeo. Veja abaixo o timelapse do Sol feita por Miguel Claro:
SOLAR Chromosphere Time Lapse Shows the Sun Activity in Motion on October 2023 from Miguel Claro on Vimeo.
“O vídeo exibe a cromosfera enquanto o Sol gira ao longo de três horas. A sequência do timelapse do sol foi capturada no território Dark Sky Alqueva com uma câmera Player One Saturn-M SQR e um telescópio Lunt LS100, gerando três terabytes de dados.”