A revista Time publicou, na coluna “Lightbox” do seu site, uma lista de nove fotógrafos contemporâneos brasileiros que, segundo a publicação, “você precisa seguir”. A relação foi compilada por Giuseppe Oliverio, fundador do Photographic Museum of Humanity, museu on-line que exibe trabalhos de uma comunidade internacional de fotógrafos e encerra nesta segunda (14) a exposição Brazilian Photography, com curadoria de Iatã Cannabrava.
“Entre os arranha-céus das megalópoles e das árvores da floresta amazônica, bate o coração de um país multicultural que progressivamente está aprendendo a explorar o poder da diversidade”, afirma Giuseppe na abertura do artigo. “A fotografia contemporânea toma posse desses elementos e emoções, se tornando um sólido instrumento para as novas gerações e uma linguagem para documentar os multifacetados ângulos da sociedade brasileira, seus contrastes e identidade renovada”, observa.
A lista de Guiseppe ressalta a atmosfera surreal, os tons saturados e a poética narrativa do mineiro João Castilho e do espanhol, filho de diplomata brasileiro, Miguel Rio Branco, a sensibilidade estética e conceitual do carioca Rogério Reis e do mineiro Pedro David, o olhar sobre o espaço urbano do japonês, vivendo no Brasil desde 1998, Tatewake Nio e do paulistano Breno Rotatori, sobre as “tribos” urbanas e comunidades suburbanas da mineira Daniela Dacorso, sobre os aspectos étnicos e culturais da sociedade da carioca Angelica Dass, e sobre questões de gênero e de identidade da também carioca Ana Carolina Fernandes.
Desses, João Castilho, Rogério Reis, Breno Rotatori, Pedro David e Tatewake Nio estavam representados na exposição Brazilian Photography.