Tendência

Tecnologia revolucionária permite armazenar 125 milhões de fotos num disco de vidro “5D”

Pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, desenvolveram uma nova tecnologia revolucionária chamada armazenamento ‘5D’ através de um disco de vidro que grava numa única unidade 500 terabytes(TB) de dados ou 125 milhões de fotos.

O disco de vidro, que é do tamanho de um CD, é uma revolução gigantesca nos sistemas de gravação. Desenvolvido a partir de lasers de alta velocidade e nanoestruturas de alta densidade em vidro de sílica, o disco permite gravar dados em cinco dimensões (5D) e assim armazenar 10.000 vezes mais fotos / vídeos do que um disco Blu-ray. Veja abaixo a imagem do novo disco de vidro 5D:

Tecnologia revolucionária permite armazenar 125 milhões de fotos num disco de vidro "5D"
Tecnologia revolucionária: Disco de vidro “5D”

Segundo um dos pesquisadores, DR. Yuhao Lei, o novo método abrange duas dimensões ópticas e mais três dimensões espaciais, daí o nome “5D”. O novo disco de vidro “5D”, com muito mais eficiência energética do que outras tecnologias existentes, é capaz de resistir a temperaturas de até 1.000 graus Celsius e durar 13,8 bilhões de anos em temperatura ambiente sem se degradar. O que torna o novo disco de vidro “5D” quase que indestrutível. Apesar dessas duas vantagens únicas diante de todas as outras formas de armazenamento, os pesquisadores não deixaram claro o quanto o disco de vidro é resistente, por exemplo, no caso de cair no chão.

Embora o disco de vidro “5D” possa gravar 500TB e durar 13,8 bilhões de anos, sua velocidade de gravação não é superior ao de um SSD ou de um HDD. Segundo os pesquisadores, a nova tecnologia grava 230 kilobytes por segundo. Ou seja, com esse desempenho, por enquanto o disco de vidro seria destinado apenas para gravação de backups e armazenamentos de longo prazo.

Para você ter uma ideia do que significa essa velocidade de 230kb por segundo na vida real, seria possível gravar no disco de vidro 500TB de fotos ou vídeos em cerca de 60 dias (em média 8,3TB por dia). Ou seja, não uma velocidade de gravação fantástica, mas é aceitável. Porém, a equipe está trabalhando arduamente para aumentar a velocidade de gravação para tornar a nova tecnologia perfeita para qualquer tipo de área ou aplicação, inclusive como unidade principal do seu notebook ou computador.

Ajude o iPhoto Channel

Se gostou desse post compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp). Há quase 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos os salários de nossos jornalistas e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos, agradecemos imensamente. Os links para compartilhamento estão no começo e fim deste post.

Artigos relacionados