Tecnologia

Harvard desenvolve tecnologia que corrige aberração cromática nas lentes

aberração cromática é um problema comum na fotografia e ocorre quando a lente da câmera não focaliza todas as cores no mesmo ponto, criando bordas coloridas em torno de alguns objetos. Uma nova pesquisa desenvolvida em Harvard, no entanto, deve resolver esse problema.

No começo deste ano, pesquisadores da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas (SEAS) da universidade apresentaram uma nova “metalente” plana que elimina completamente a aberração cromática usando um pequeno conjunto de nanoestruturas para focalizar todo o espectro visível em um único ponto.

Agora, os mesmos cientistas deram um passo adiante usando a tecnologia para criar um “metacorretor”. Trata-se de uma superfície de camada única de nanoestruturas que pode ser incorporada em todos os tipos de lentes. Veja abaixo um comparativo entre uma lente tradicional e com o metacorretor:

Em vez de lentes de câmera volumosas, caras e difíceis de fabricar, o metacorretor deve permitir designs de lente muito mais simples que ainda corrigem a aberração cromática.

“Nossa tecnologia metacorretora pode trabalhar em conjunto com os componentes ópticos refrativos tradicionais para melhorar o desempenho e reduzir significativamente a complexidade e o tamanho do sistema, para uma ampla gama de aplicações de alto volume”, disse Federico Capasso, professor de física aplicada e autor sênior do artigo.

Porém, apresar do potencial comercial, ainda não há previsão sobre quando poderemos ver essa tecnologia aplicada em lentes de câmeras digitais convencionais.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!