Tecnologia

Google e Mozilla trabalham em novo formato de imagem superior ao JPEG

Foto: Wikimedia Commons / Xiph.org

No ano passado, a Apple reduziu dramaticamente os tamanhos de arquivos de imagens, permitindo que os usuários do sistema iOS armazenassem o dobro de fotos em seu iPhone. Agora, Google, Mozilla e outras empresas formaram um grupo chamado Alliance for Open Media e estão trabalhando em uma nova tecnologia de compressão de imagem chamada AV1.

A expectativa é de que o novo formato crie arquivos ainda menores e com maior qualidade que a solução utilizada no iPhone. Em testes, as imagens são 15% menor do que o formato de fotografia HEIC da Apple, disse Tim Terriberry, engenheiro de pesquisa da Mozilla trabalhando no projeto, ao site CNet. O projeto ainda é jovem, mas tem uma forte lista de aliados e parece ser um forte candidato para superar o JPEG.

Foto: Luis Miguel Bugallo Sánchez / Wikimedia Commons / Xiph.org

“Parece uma completa tolice ainda estarmos confiando na tecnologia de compressão de 20 anos atrás”, disse Kelly Thompson, gerente geral da 500px. “Os equipamentos que estamos usando para capturar e exibir imagens agora são superiores aos limites do JPEG.”

Por muito tempo, o JPEG tem sido o tipo de compressão mais usado, porém, encontra-se defasado, uma vez que as fotos atuais vão além dos limites do retângulo-de-pixels. A ideia por trás do AV1 é criar um tipo de compressão mais avançada, que considere a evolução das câmeras fotográficas nos últimos anos e proporcione, além de arquivos menores, imagens com maior gama de cores e alcance dinâmico.

Ainda não há previsão de quando o novo formato será lançado no mercado e apesar da expectativa, o grupo diz estar focado primeiramente no lançamento do AV1 para vídeos.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!