Tecnologia

Foto debaixo d’água? Não com os smartphones Sony Xperia

Algo que pode confundir um pouco é a especificação de que um smartphone é à prova d’água. A linha Xperia, da Sony, traz muitos dos seus produtos com este detalhe, mas o problema é que os telefones aparentemente não são à prova de submersão na água.

Padrão Ingress Protection (IP)
Padrão Ingress Protection (IP)

O padrão Ingress Protection (IP) da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, em inglês) estabelece níveis de resistência de um dispositivo móvel contra intempéries. E cada aparelho pode ter diferentes níveis de resistência. No caso da água, há dois padrões: o IP65, que garante funcionamento no contato com poeira ou jatos d’água de baixa pressão durante três minutos; e o IP68, que permite ao smartphone ficar embaixo d’água por 30 minutos, numa profundidade de até 1,5 metro em água fresca sem sal.

iphotochannel-xperia-foto-embaixo-dagua-700x366

Apesar da página brasileira da Sony divulgar a foto acima, com o smartphone sendo usado debaixo d’água, a página internacional da empresa adverte contra esse uso. A página diz que “a classificação IP do seu dispositivo foi conseguida em condições de laboratório em modo de espera (stand by), você não deve usar o dispositivo debaixo d’água para tirar fotos. Não use o dispositivo para tirar fotos durante a execução de qualquer tipo de atividade subaquática, incluindo mergulho ou snorkel”.

Print screen do site da Sony Brasil
Print screen do site da Sony Brasil

Diante desta confusão da própria empresa, que vende aparelhos certificados para mergulho de até 1,5 metros na água, faz publicidade sobre tirar fotos debaixo d’água, mas desencoraja fazer o mesmo, dizendo quevocê não deve: colocar o dispositivo completamente embaixo d’água ou expô-lo à água do mar, água salgada, água com cloro ou líquidos como bebidas. Abusos e uso indevido do dispositivo invalidarão a garantia”, o que resta ao consumidor é: tomar cuidado. Às vezes, é melhor não contar com a sorte.

iphotochannel-xperia-foto-embaixo-dagua

FONTE: TECNOBLOG

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018.

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Já tive problemas com meu Sony Xperia z2 exatamente por entrar na água com ele, a Sony diz que você pode entrar até 1,5 m na água e usar para tirar fotos ou filmar por até 30 minutos. Usei menos de 10 minutos e a menos de 1metro submerso, o resultado foi 45 dias sem celular pois ele parou de funcionar 3 dias depois e a assistência técnica não me devolvia o celular no prazo é ouvi muitos relatos de pessoas que haviam tido o mesmo problema e o celular teria voltado da assistência sem reparo, então após muitas reclamações em mídias sociais, a Sony me mandou via correios um celular novo.

  • […] O novo flash true-tone vem com 4 LEDs para maior potência e melhor equilíbrio de cores. A tela de retina promete ser a “mais colorida e brilhante de um iPhone”, com ampla tonalidade de cores e 25% mais brilhante. Os smartphones são feitos com corpo de alumínio e vem em cores preto matte ou brilhante, prata e rosa dourado. O iPhone 7 e 7 Plus são resistentes a água e poeira (finalmente!) padrão IP67, mas isso não significa que você deva fazer fotos debaixo d’água. […]