Fotografia Analógica Tecnologia

Filmes analógicos foram criados para pessoas de pele clara

congresso de fotografia

Esse é um dos fatos sobre a história da fotografia que gostaríamos que fosse mentira. Mas realmente aconteceu. Os primeiros filmes coloridos para câmeras analógicas foram criados para privilegiar a revelação das cores da pele clara.

O famoso "Shiley Card"
O famoso “Shiley Card”

Os produtos químicos que revestem o filme simplesmente não eram adequados para capturar uma diversidade de tons de pele mais escuros. E os laboratórios de fotografia nas década de 1940 e 50 usaram a imagem de uma mulher branca, chamando esse setup de Shirley Card, para calibrar as cores para a impressão.

iphotochannel-filme-analogico-pessoas-pele-branca-negra

A professora da Universidade de Concordia, Lorna Roth, tem pesquisado a evolução das imagens em relação ao tom de pele. Ela explicou em um artigo de 2009 como a tecnologia mais antiga distorcida a aparência de indivíduos negros. Isto produzia imagens faciais sem detalhes e contrastes intensos entre a cor da pele e a cor dos olhos e dentes. Veja a explicação no vídeo abaixo (em inglês):

Muita coisa foi corrigida desde que (embora nem tudo, como explicado no vídeo). Ainda hoje vemos controvérsias sobre a deturpação de indivíduos não-brancos em revistas e propagandas, que aparentemente clareiam a pele de mulheres negras e latinas.

Revistas são constantemente acusadas de clarear a pele de modelos e celebridades negras
Revistas são constantemente acusadas de clarear a pele de modelos e celebridades negras e latinas

FONTE: VOX

banner_fineart

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!