Tecnologia espantosa lê a mente e cria fotos a partir de ondas cerebrais

Muitos fotógrafos e amantes da fotografia ainda discutem se é melhor fazer fotos com câmeras Mirrorless, DSLR ou smartphones. Mas uma nova tecnologia está causando espanto em todo o mundo. Pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, revelaram os resultados de um sistema de “leitura de mente”, que cria fotos a partir de ondas cerebrais. Não é possível? É sim.

Os pesquisadores mostraram fotos do rosto de algumas pessoas para os voluntários, que estavam dentro de um poderoso scanner de ressonância magnética funcional (fMRI) de leitura cerebral. Esse scanner detecta a atividade cerebral medindo alterações no fluxo sanguíneo. Enquanto os voluntários olhavam as fotos dos rostos, o fMRI escaneava a atividade dos neurônios nas áreas do cérebro responsáveis ​​pela visão.

Depois de escanear a atividade dos neurônios responsáveis pela visão, os pesquisadores passaram esses dados para um software de inteligência artificial (IA) em um computador para construir uma imagem com base nas informações da ressonância magnética. E aqui a ficção, que vemos em filmes há muito tempo, se tornou realidade. De forma impressionante e espantosa, os resultados mostram que o sistema fMRI/AI foi capaz de reconstruir quase de forma idêntica as imagens que os voluntários estão vendo. Veja alguns exemplos abaixo:

Na linha superior temos as fotos que os voluntários estavam vendo. Na linha inferior, as fotos criadas a partir das ondas cerebrais captadas pelo sistema fMRI/IA

“Acredito que podemos treinar o algoritmo não apenas para retratar com precisão um rosto que você está olhando, mas também qualquer rosto que você imagine vividamente, como o de sua mãe. Ao desenvolver essa tecnologia, seria fascinante decodificar e recriar experiências subjetivas, talvez até seus sonhos”, disse a pesquisadora de IA e neurocientista cognitiva, Thirza Dado, que liderou o estudo.

Inicialmente, a tecnologia está sendo desenvolvida para ajudar pessoas cegas a recuperar a visão ou em aplicações clínicas para ajudar na comunicação com pacientes em comas profundos. “Já estamos desenvolvendo câmeras de implante cerebral que estimularão o cérebro das pessoas para que possam ver novamente”, diz a pesquisadora.

Será que num futuro breve nossos olhos serão as próprias câmeras fotográficas? Depois desses resultados não podemos duvidar de mais nada. Se quiser saber mais, veja abaixo um vídeo da DW sobre mais detalhes da máquina “leitora de mentes”. O vídeo está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português.

Inside the Dutch machine that can read people's minds
Sair da versão mobile