Estética do tecnobrega em expo no Oi Futuro

area91_divul1

A partir desta quarta (12), o espaço cultural Oi Futuro de Ipanema, no Rio de Janeiro, recebe a exposição Área 91, do artista visual carioca Thales Leite. A mostra tem curadora da pesquisadora e crítica de arte Marisa Flórido e apresenta uma série de imagens de “aparelhagens”, equipamentos sonoros que servem para “esquentar” as festas de tecnobrega que ocorrem na periferia de Belém.

O alvo do fotógrafo nessa série é a estética futurista das aparelhagens usadas nas festas, das quais ouviu falar em 2009, quando esteve na capital paraense trabalhando na produção de um programa da emissora de TV belga Kanakna. Mais tarde, foi a uma “festa de aparelhagem” e quase não acreditou quando viu uma “espaçonave” com o DJ dentro e o público ovacionando a engenhoca.

area91_divul2

Formado em cinema, Thales logo pensou nos vários filmes antigos de ficção científica a que já assistiu. O nome da mostra, contemplada em 2012 com o prêmio Marc Ferrez na categoria Livre criação, remete ao código telefônico de Belém e também à famosa Área 51, base área norte-americana onde ufólogos há décadas juram que há óvnis escondidos.

Área 91 é um recorte, o relato de um viajante, reunindo retratos de objetos que não têm nada de familiar, a não ser a estética do que se convencionou como sendo o futuro”, explica Marisa Flórido, que insere o trabalho de Thales no conceito da fotografia contemporânea brasileira, cujas possibilidades técnicas e conceituais são motivos de interesse. Com isso, será publicado um livro contendo o trabalho do artista.

Área 91 ficará em cartaz até 11 de maio, na Rua Visconde de Pirajá, 54. A entrada é gratuita. Mais sobre o projeto no site www.area91.art.br.

Artigos relacionados