Dicas de Fotografia Técnica

[técnica] Efeito HDR

A opção “HDR” vem se tornando frequente na lista de funcionalidades das câmeras atuais. A sigla significa High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico, em tradução literal), o que nada mais é do que obter uma melhor leitura da imagem, tanto nas áreas mais claras quanto nas mais escuras, aproximando-a daquilo que você originalmente viu.

Isso, em geral, pede um tempo de exposição um pouco mais longo do que a fotografia normal, uma pequena demora que se baseia no tempo necessário para atingir o maior alcance dinâmico. Algo mais ou menos como se o sensor compreendesse os diferentes níveis de luminosidade da imagem, onde começa e onde termina cada grau de luz e sombra, intensificando e aumentando os detalhes.

O uso ideal da técnica se baseia em fotos bastante claras, como paisagens à luz do sol com bastante elementos na imagem. Por exemplo, um céu azul cheio de nuvens, um gramado verde e qualquer outro elemento a mais na fotografia. Esse aumento dos detalhes deixará a fotografia mais palpável e real. Confira alguns exemplos:

*Texto publicado originalmente no blogue da editora iPhoto