Fotografia de moda é um mercado restrito, todos dizem. Profissionais da área põem facas nos dentes para conquistar espaço em vista da concorrência intensa e cada vez mais inflada pela chegada de novos postulantes a fotógrafo do momento. Pintado dessa forma, o quadro não sugere gentilezas nem pausa para colaboração. É cada um por si.
Por sorte, a coisa não é bem assim. Muita gente prefere apostar na conjunção de esforços como caminho para o sucesso, como o faz um grupo de fotógrafos de diferentes estados. Em conjunto, eles procuraram assessoria, criaram a rotina de se encontrar para trocar experiências, realizar sessões fotográficas e reforçar o portfolio. O resultado tem sido mais que satisfatório.
À frente de todo esse movimento está Vanilson Coimbra, de 44 anos de idade. Fotógrafo brasiliense com formação em moda e especialização em psicologia publicitária, ele tem escritório em São Paulo e atua no planejamento de carreiras. Ano passado, um pessoal do Rio o contratou para prestar consultoria em fotografia de moda. “Inicialmente, pensei em sugerir um workshop, mas depois que vi a qualidade do material deles, achei que seria apenas mais uma proposta de curso. Foi então que investi na proposta de encontros fotográficos que duram no máximo três horas”, explica.
Vanilson organiza toda a logística, ajuda na montagem do set e na direção dos modelos. “Mas o exercício é fazer com que cada um crie a sua própria imagem e melhore o olhar sobre a sua própria fotografia. Só permitimos a participação de fotógrafos com câmeras DSLR e que dominem a técnica fotográfica e sugerimos os encontros por temas”, acrescenta o consultor. Cada participante entra com um valor que varia entre 300 e 500 reais e o grupo decide os temas que querem fotografar.
“Já fotografamos cabaré, pin-ups, sereias, noivas, crianças, beleza, nu e, devido a qualidade do material fotográfico, muitos desses ensaios estão sendo publicados em blogs especializados e revistas de moda, inclusive internacionais”, destaca Vanilson.
Segundo explica, definido o tema, os participantes são orientados a planejar a sessão com base no estudo de editoriais de moda e no trabalho de mestres da fotografia. Atualmente, mais de 370 fotógrafos acompanham os passos do grupo, do Rio, São Paulo e também de Brasília, mas apenas seis participam das atividades por vez. Nem todos atuam na fotografia de moda, mas veem nessa área uma forma de agregar valor ao seu próprio ramo ou mesmo uma chance de mudar. “Para citar, temos o fotógrafo de newborn que viu na moda possibilidades maiores e hoje publica em diversos blogs especializados, temos o fotógrafo de casamento que migrou para a moda e recentemente assinou a capa de uma revista internacional, temos o fotógrafo de eventos que abriu possibilidades de oferecer para os seus clientes ensaios temáticos e mais produzidos”, exemplifica Vanilson.
Embora o mercado já esteja de olho no grupo, ele acredita que o mais importante é a disposição em partilhar um interesse comum: “O que nos une é a paixão pela fotografia e lançamos mão da moda para desenvolver temas e apurar o olhar, mesmo daqueles fotógrafos que não têm pretensão em seguir na fotografia de moda, mas viram nos encontros uma forma de conhecer outros profissionais, desenvolver ensaios bem elaborados para portfolio e até sugerir para os clientes ensaios temáticos condizentes com as técnicas de direção de modelos e produção de moda. Estamos contribuindo na formação de profissionais mais sensíveis e mais exigentes”, sustenta o fotógrafo, que vê em muitos novos fotógrafos uma falha fundamental: “A minha formação diz que luz é tudo na fotografia, depois vêm equipamento e as ferramentas de edição. Essa nova geração, por alguma razão, tem invertido um pouco a ordem e tenho visto darem mais importância à edição e ao equipamento. Tenho encontrado com fotógrafos que brigam para ter a melhor câmera e que batem no peito para dizer que dominam a tecnologia do Lightroom, Capture One e Photoshop, mas a fotografia é vazia, sem emoção e até com erros básicos, como foco e composição”, analisa Vanilson. Com sua experiência, ele procura colocar as coisas de volta nos eixos: “Eu tento, nesses encontros, sugerir uma observação sobre o princípio básico da fotografia, a luz, a composição e a fidelidade ao tema proposto, e tentar entender o que o cliente quer. Tento trazer o olhar para a fotografia antes da era digital, para que a edição seja apenas para corrigir pequenos detalhes e valorizar a imagem em si. O nosso desafio é fotografar cada tema em apenas três horas, mas para isso funcionar, damos uma especial atenção à pré-produção”, afirma. Blog do grupo: http://officeshoot.tumblr.com/.