A sua foto de 2013: Óscar Curros

20110320G_Krukutu_oscar Curros_v02

Para o bem ou para o mal, 2014 será um ano marcado pelo futebol – melhor dizendo, pela Copa do Mundo. Porém, distante dos gramados avalizados pela Fifa a bola jamais deixa de rolar. Óscar Curros, um jornalista espanhol nascido na Galícia e radicado em Brasília (DF), fotografou esta pelada na aldeia guarani M’bya Krukutu, na reserva da Mata Atlântica em São Paulo.

“A foto foi tirada em março de 2011, quando visitei a aldeia para participar como personagem do programa Españoles en el mundo, da Televisión Española. Como sou jornalista, levei minha DSLR e aproveitei para registrar alguns momentos do cotidiano da população indígena”, explica Óscar, que é autor do blogue Vivendo na esportiva e faz fotos de eventos.

Ele conta que a imagem ficou na gaveta até o mês passado, quando decidiu submetê-la ao concurso cultural da Unimed Saúde é a nossa bandeira, que ele tomou como pretexto para revisar toda a sua produção fotográfica.

“A convocação exigia que a imagem fosse acompanhada de uma legenda alusiva à participação no concurso. Nesse caso, foi: ‘A minha bandeira é não deixar que a lama estrague o jogo’. A foto foi escolhida como vencedora do tema ‘Esporte e atividade física’, e o reconhecimento veio junto com um presente muito especial para um fotógrafo: uma câmera Fujifilm Instax Mini 8, que imprime as fotos na hora”, conta o galego, que elegeu o registro de 2011 sua foto marcante do ano.

Artigos relacionados