Sua foto de 2013: Alcyr Cavalcanti

visita papa foto alcyr cavalcanti 01

Dois episódios bastante distintos, ocorridos no Rio de Janeiro, marcaram a atuação do fotojornalista Alcyr Cavalcanti no ano de 2013. Diretor de jornalismo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e secretário da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio de Janeiro (Arfoc-RJ), o veterano fotógrafo não foi muito às ruas este ano para fotografar, porém esteve na cobertura da visita do Papa Francisco ao Brasil, em julho, e acompanhou o caso do desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo de Souza, 42, ocorrido dias antes da visita do pontífice, na favela da Rocinha.

“Aconteceram muitas situações sociais e creio ainda acontecerão outras neste final de ciclo”, ressalta o fotógrafo, que destacou a presença do papa argentino como uma renovação nas esperanças dos brasileiros “em um mundo melhor, mais solidário, mais fraterno, mais igualitário”.

O caso Amarildo, no entanto, segue um caminho totalmente oposto. Para Alcyr, trata-se de um episódio emblemático, “que veio trazer à tona práticas medievais de tortura que deveriam estar definitivamente sepultadas em um estado que procura (ou deveria procurar) estabelecer de fato os princípios da Declaração dos Direitos do Homem pela ONU em 1948. Nas duas imagens, tento mostrar a situação social de dois acontecimentos tão próximos e que deverão passar para a História, para as futuras gerações”.

a caso amarildo 01

Artigos relacionados