Uma imagem assim faz a alegria dos paparazzi. Como conta o brasileiro Max Lopes, paparazzo em Hollywood e autor de um livro que sai este mês sobre sua profissão, quanto mais indiscreto o flagrante, mais valiosa a imagem. O registro em questão foi feito há 57 anos por Joe Shere e ficou famoso por ter surpreendido o olhar enviesado que Sophia Loren, recém-chegada a Hollywood, lançava em direção ao generoso decote da também atriz Jayne Mansfield.
Muito da notoriedade da imagem se deve ao mistério em torno do que a diva italiana estaria pensando. A suposição mais comum era de que ela estaria com ciúmes dos “atributos” da colega. Mas isso finalmente foi revelado, esta semana, pela Entertainment Weekly. A revista ligou para Sophia Loren, que hoje tem 80 anos e vive na Suíça, e perguntou sobre a foto.
“Estava olhando para os seus seios porque estava com medo de que viessem parar no meu prato. Em meu rosto você pode ver o medo. Estava com medo de que seu vestido fosse explodir – bum! – e derramar tudo sobre a mesa”, explicou a atriz, que também lançou este mês a sua biografia, Yesterday, Today and Tomorrow: My life.
A foto foi tirada em 1957, em Beverly Hills, Califórnia, durante uma festa promovida pela Paramount para receber a estrela italiana. “Todo mundo do cinema estava lá”, lembrou Sophia. Ela contou ainda que sempre se depara com a foto famosa: “Muitas vezes me dão essa foto para autografar. Mas eu nunca autografo. Não quero ter nada a ver com isso. E também por respeito a Jayne Mansfield, porque ela já não está conosco”.
Para Max Lopes, essa imagem mostra como é importante para o paparazzo estar atento aos detalhes. “Toda foto tem uma história. Já vi paparazzo tirar a foto e dizer: ‘Não aconteceu nada demais’, sem perceber o detalhe da foto que fazia a história”, explica.