A Sony é pioneira quando se trata de sensores para câmera digital. Tanto em câmeras mesmo como em smartphones. No final de agosto, empresa de testes de sensores DxOMark informou que a câmera Sony a7R II contém o melhor sensor já revisto até então. Mas é a Sony capaz de repetir o seu desempenho no mundo das câmeras de smartphones? Parece que a resposta é um sonoro “sim”.
A DxOMark acaba de publicar a sua avaliação do sensor da câmera Sony Xperia Z5, e o sentimento é o mesmo: o Xperia Z5 contém o melhor sensor de câmera de smartphone que os avaliadores já viram. O Xperia Z5 recebeu uma pontuação global de 87 pontos. Em comparação, o Samsung Galaxy S6 Edge recebeu 86 e do novo Google Nexus 6P tem 84. O iPhone 6 e 6 Plus? Eles só têm 82. O novo 6S e 6S Plus não foram testados pela DxOMark ainda, mas em toda a web já roda a máxima de que “o iPhone não é mais rei da fotografia móvel”.
A câmera de 23 megapíxels tem o melhor foco automático em todas as condições, muito bom balanço de branco, boa reprodução de cor na maioria das situações, boas exposições de flash, bons detalhes e “ruído fino” com pouca luz. As únicas queixas foram que a câmera produz alguns artefatos no céu azul, que podem atrapalha cenas de alto alcance dinâmico. Além disso, uma “ligeira atenuação” é vista nos cantos de fotos ao fazer fotografias com flash.
Na parte dos vídeos, a DxOMark diz que a estabilização de imagem na câmera está “muito à frente da concorrência”. Há também uma boa focagem automática, preservação de detalhes, nível de ruído, balanço de branco e renderização de cor. A Sony tem se vangloriando dizendo que o Xperia Z5 possui um “câmera revolucionária”. Parece que eles não estavam mentindo.
FONTE: PETAPIXEL