Sony lança lente 400mm f/2.8 para suas câmeras mirrorless full frame
A Sony anunciou nesta quarta-feira (27) o lançamento de uma lente super tele para suas câmeras mirrorless com sensor full frame. A nova Sony FE 400mm f/2.8 GM OSS é voltada para fotografia esportiva e de vida selvagem, combinando qualidade ótica com especificações físicas impressionantes. É a lente prime de 400mm f/2.8 mais leve do mundo, pesando pouco mais de 2,7kg.
Com um design ótico inovador, número reduzido de elementos e componentes de liga de magnésio, a fabricante afirma que a lente oferece um nível de portabilidade e capacidade de manobra nunca antes alcançada em uma lente dessa classe. Também não é pesada na frente, permitindo que os fotógrafos se desloquem mais facilmente enquanto fotografam tanto na mão quanto em um monopé.
A lente apresenta 3 elementos de fluorita (que minimizam a aberração cromática), revestimento Nano AR (que suprime reflexos e fantasmas) e um revestimento de flúor (que resiste a poeira e impressões digitais). O diafragma possui 11 lâminas e a lente oferece compatibilidade com os teleconversores 1.4x e 2x da Sony e um para-sol de fibra de carbono (forte, leve e resistente a poeira e umidade).
A lente apresenta botões personalizáveis de foco em 4 pontos, um interruptor DMF em tempo integral (para fazer o foco manual a qualquer momento), um anel de foco com MF Linear Response (para foco manual finamente controlado), 3 modos de estabilização ótica diferentes (um novo Mode 3 ajuda a enquadrar objetos em movimento) e um anel de função com configurações de “Preset” e “Function”.
A parte traseira da lente possui um slot de filtro drop-in que aceita filtros de 40,5mm de vários tipos. O slot vem com um “filtro normal” que é, na verdade, parte do design ótico da lente, então você sempre precisará de algum tipo de filtro inserido no slot para que a lente funcione.
A Sony FE 400mm f/2.8 GM OSS tem previsão de chegar ao mercado em setembro deste ano, custando cerca de US$ 12 mil. Veja abaixo algumas fotos capturadas usando a nova lente: