A nona edição da série G Master da Sony foi anunciada. A FE 135mm f/1.8 GM uma lente de 950 gramas, 127 milímetros de comprimento e 89,5 milímetros de diâmetro. Chegou no mercado com mais de meio quilo mais leve que a Sigma 135mm f/1.8 Art e meia polegada mais curta.
O elemento frontal desta lente repele poeira, água e impressões digitais, facilitando a limpeza. O interior da lente foi construído com o elemento XA que diferente de muitas lentes não utiliza vidro moído, o que deixa a superfície menos rugosa e mais nítida, sem aquele ‘efeito’ de desfoque ao redor. Portanto, quem testou disse que é uma das lentes mais nítidas que já uso, e agora sabemos o porquê.
A Sony afirma que a lente A FE 135mm f/1.8 GM consegue manter até 80% de contraste nas bordas e resolução em todo o seu ângulo. A parte externa da lente conta com anel de foco manual, anel de abertura física, interruptor limitador de faixa de foco, interruptor de foco AF/MF, botão de abertura e dois botões de retenção de foco.
A lente ainda possui quatro motores lineares de foco automático XD, dois frontais e dois traseiros que utilizam mecanismos de foco flutuante, e mais dois grupos separados de foco interno. A FE 135mm f/1.8 GM chegou ao mercado com a promessa de ser uma lente com maior velocidade de autofoco, e pelo visto cumpre com o papel.
A data de lançamento no mercado americano é para o final de abril deste ano. Ainda não há previsões para o Brasil, mas ela já está listada na B&H
Fonte: Fstoppers