Sombrinha ou Softbox?
Poder contar com uma sombrinha e um softbox no seu estúdio caseiro é, com certeza, uma alternativa interessante. Mas se você quer escolher apenas um desses acessórios, qual seria o melhor? Para tentar te ajudar a responder a esta pergunta, os especialistas do Photography Talk resolveram evidenciar quais as vantagens e benefícios de cada instrumento para o seu tipo de fotografia.
Enquanto fotografar através de uma sombrinha pode ajudá-lo a conseguir uma iluminação mais suave, uma sombrinha reflexiva pode lhe oferecer um maior grau de controle sobre a iluminação em seu estúdio, mas seria mesmo possível optar por apenas um destes modificadores de luz?
Trabalhando com Softbox:
Controlar a luz em seu estúdio caseiro utilizando um softbox pode ser muito fácil, mas existem algumas coisas que você deve ter em mente:
- Tente mudar a direção de sua iluminação, movendo a caixa de luz em torno de seu tema para encontrar os melhores ângulos de iluminação.
- Decida-se sobre a melhor abertura e não altere a configuração ao fazer novas fotos. Em vez disso, busque novas posições para a sua caixa de luz.
- Continue com este teste até que você encontre o efeito desejado. Se você está percebendo iluminação dura demais ou um forte contraste sobre o assunto, livre-se deste problema rapidamente posicionando a caixa de luz mais para a frente do seu modelo.
- O mesmo vale para o outro lado – se a iluminação sobre o assunto é muito plana, mova a caixa de luz em mais de um ângulo.
Trabalhando com Sombrinhas:
Uma sombrinha translúcida é uma ferramenta extremamente versátil para o seu estúdio, porque ela pode te ajudar a criar mais rapidamente tanto uma cena mais escura ou mais clara.
A maioria dos fotógrafos profissionais preferem as translúcidas em vez das reflexivas porque elas tornam muito mais fácil a decisão de fechar ou recuar sobre o assunto e, assim, obter dois olhares completamente diferentes: movendo a sombrinha pra perto do seu assunto você instantaneamente adiciona mais sombras à sua foto.
Quando o assunto é fotografia macro, a vantagem da sombrinha é notável. Experimentando com diferentes ângulos, os efeitos de iluminação que a sombrinha pode oferecer te ajudam a quebrar a luz em torno de determinadas características que podem definir o assunto.
Em última análise, a decisão entre usar um softbox e uma sombrinha depende mesmo do seu estilo, preferências e nicho de atuação na fotografia. “Ambas as ferramentas podem lhe entregar resultados de qualidade profissional para qualquer estúdio, por isso não tenha medo de experimentar cada ferramenta antes de optar pela sua preferida“, considera o site.
Fonte: Photography Talk
A abordagem foi interessante, mas acho que podia ter ido um pouquinho além. Também senti falta de imagens comparando os resultados.
Gostei muito da dica. Parabens. Porem, deveria ter mais algumas fotos, para ter mais base, dentro do comteúdo.
Concordo com o colega Flavioapu: faltaram imagens para se fazer a comparação: o mesmo assunto fotografado com sombrinhas ou softbox e a comparação entre os efeitos obtidos.
Amigo. Preciso fotografar produtos. Mais precisamente roupas, perfumes, sapatos, chinelos, etc.
Qual opção vc acha melhor? difusora ou refletiva? não quero sombras. nem reflexos nos produtos.
obrigado
grande abraço
Olá Thiago.
Dá uma olhada nessa matéria com opções de iluminação para fotos de produtos: https://iphotochannel.com.br/index.php/ultimas_noticias/4-opcoes-de-iluminacao-para-fotografias-de-produtos-still/
Abraço!