Edição Software

Saiba o que muda no novo Adobe Photoshop 2017

Chegou aquela época do ano em que designers e retocadores digitais ficam com os dedos coçando e a curiosidade a mil para saber quais são as novidades nas versões 2017 dos programas da Adobe.

O Adobe Photoshop 2017 chega com modificações mais incrementais, com ajustes e evoluções dos recursos já existentes no programa – ao invés de novas funções – além das habituais melhorias de desempenho. Isto possivelmente deve-se ao novo formato CC, no qual os programas não precisam esperar novas versões para receberem novidades.

Os principais destaques são:

NOVA TELA DE “NOVO ARQUIVO”

tela_001

A tela de Novo Arquivo ganhou uma nova cara e novas funções. Além de permitir a configuração do seu documento em branco, também é possível procurar e baixar templates (modelos) prontos diretamente da Adobe Stock.

PESQUISA

tela_002

Lembra do nome de um comando, mas não se recorda de onde ele está na interface? A Busca Integrada permite que você localize comandos, textos de ajuda ou recursos disponíveis no Adobe Stock, tudo na mesma janela.

FONTES SVG

tela_003

Diferentemente das fontes True Type e Open Type, as fontes SVG podem contém desenhos complexos, cores e gradientes. Além disto, uma mesma fonte pode conter várias opções de cores. O Photoshop 2017 acompanha duas fontes SVG, a EmojiOne, com diversos Emoticons, e Trajan Color, com a conhecida fonte simulando vários estilos metálicos.

DISSOLVER SENSÍVEL AO ROSTO ASSIMÉTRICO

Uma novidade surgida na versão anterior do Photoshop, agora o Dissolver Sensível ao Rosto permite ajustes assimétricos, de modo que o usuário possa alterar as características do olho esquerdo e direito de forma independente.

FERRAMENTA LAÇO NO SELECIONAR E MASCARAR

A área de trabalho Selecionar e Mascarar agora permite que o usuário utiliza as ferramentas de Laço e Laço Poligonal, sem precisar retornar à área de trabalho padrão do Photoshop. Além disso, uma nova opção permite alternar entre a visualização de baixa qualidade (melhor interatividade) ou alta qualidade (melhor visualização do resultado).

Estas são apenas algumas das novidades do Photoshop e uma lista mais completa pode ser acessada no site da Adobe.

Usuários da Adobe Creative Cloud podem baixar as atualizações diretamente do aplicativo Creative Cloud Desktop – com a opção de preservar suas preferências e remover ou não os programas anteriores.

Sobre o autor

Raphael Bonelli

Raphael Bonelli é colunista do iPhoto Channel. Designer gráfico há 17 anos e especializado no tratamento e manipulação de imagem, Raphael Bonelli aprofunda-se no tratamento de imagem como técnica, mas também como parte integrante da linguagem fotográfica. Além disso, também é tradutor de diversos livros da área de fotografia, como o Adobe Lightroom 5 para Fotógrafos Digitais, de Scott Kelby, e Poses Perfeitas, de Roberto Valenzuela.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário