Software

Nova plataforma permite adicionar EXIF às fotos tiradas com lentes manuais

Foto: Erwan Hesry/Unsplash

Hoje em dia, é comum utilizarmos lentes antigas em câmeras digitais modernas. O problema é que essas lentes não são capazes de transmitir metadados paras as câmeras quando fotografamos. Pensando nisso, o fotógrafo Georg Fiedler desenvolveu o NameThatLens, um programa de plataforma cruzada que simplifica o processo de adicionar informações de lentes aos arquivos de fotos.

Fiedler diz que se deparou com o plugin LensTagger para o Lightroom, mas se sentiu limitado, porque frequentemente usa outros programas de pós-processamento, como o Darktable. Então, ele começou a desenvolver sua própria versão – uma que funcionasse os sistemas Windows, MacOS e Linux. O objetivo é transformá-lo em um programa autônomo “no futuro próximo”.

Atualmente, você pode criar perfis de autor, perfis de lente e parâmetros de imagem. A aba de perfis de autor do NameThatLens acrescenta informações de artista e copyright às imagens, a aba de perfil de lentes é uma coleção das lentes que você fotografa e a aba de parâmetros de imagem permite definir a abertura, distância focal (se for uma lente zoom) e outros detalhes.

Fiedler observa que o programa está em fase Alpha, o que significa que ainda há trabalho a ser feito e bugs para serem eliminados. Porém, se você está de acordo com os possíveis problemas que possa encontrar, você está livre para fazer o download e testar. Atualmente, as versões para MacOS e Linux já estão disponíveis, com a versão para Windows a ser “lançada em breve”. Saiba mais no site.

Fonte: DPReview

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário