Quando se trata de ser um fotógrafo profissional de sucesso, há certamente muitos equívocos. Se um fotógrafo não tiver uma sólida formação em negócios e marketing, a jornada para se tornar bem-sucedido pode levar a muitos desvios e, em última análise, resultar em frustração e abandono. Em artigo para o site Fstoppers, a fotógrafa Danette Chappell aponta alguns equívocos comuns sobre fotógrafos de sucesso e o que você pode evitar em seu caminho.
Mito 1: Fotógrafos de sucesso tiram as melhores fotos
Nem todos os fotógrafos de sucesso tiram as melhores fotos. Seu sucesso vem de suas fortes táticas comerciais e de marketing. Muitos fotógrafos ficam frustrados com o mercado de fotografia ao perceberem que tiram fotos melhores do que os concorrentes mais bem-sucedidos.
Um fotógrafo de sucesso deveria ser capaz de conquistar técnica e negócios, mas esse não é um mundo ideal. Na verdade, a maioria dos consumidores que procura por fotos nem sempre sabe as nuances (aparentemente sutis) que diferenciam uma imagem de boa a excelente.
Mito 2: Fotógrafos de sucesso apelam para uma ampla audiência
Quando você está começando a trabalhar em fotografia profissional, pode parecer pouco intuitivo escolher apenas um nicho de mercado e excluir certas partes de seu público potencial, mas isso é algo que os fotógrafos de sucesso fazem bem.
É um equívoco pensar que todos os potenciais clientes são bons clientes e, quanto mais trabalho, melhor. Os fotógrafos de sucesso sabem que, para serem bem-sucedidos, precisam ser especialistas em uma determinada área e atrair um público que exige o tipo de fotografia que o fotógrafo oferece.
Encontre uma área de fotografia que você ama, em que você é bom e fique nela. Os fotógrafos de sucesso conhecem a sua área de especialização e comercializam-se como tal. Em troca, eles recebem melhores clientes que valorizam seus serviços mais do que um público geral.
Mito 3: Possuir equipamentos caros irá torná-lo rentável
Fotógrafos podem ser bem sucedidos, mesmo sem ter o melhor equipamento. Ao concentrar seus esforços não apenas em melhorar sua fotografia, mas também em se promover e se educar na área de negócios, você começará a atrair clientes que levarão ao financiamento de equipamentos melhores no futuro.
Se você está iniciando o seu negócio e tem a oportunidade de investir dinheiro em sua empresa, tente investir uma parte na educação comercial contínua, além de atualizar o equipamento. Afinal de contas, um ótimo equipamento só será benéfico se você conseguir alcançar o seu público ideal.