Só os fotógrafos que tiram as melhores fotos fazem sucesso. Mito ou verdade?
Quando se trata de ser um fotógrafo profissional de sucesso, há certamente muitos equívocos. Se um fotógrafo não tiver uma sólida formação em negócios e marketing, a jornada para se tornar bem-sucedido pode levar a muitos desvios e, em última análise, resultar em frustração e abandono. Em artigo para o site Fstoppers, a fotógrafa Danette Chappell aponta alguns equívocos comuns sobre fotógrafos de sucesso e o que você pode evitar em seu caminho.
Mito 1: Fotógrafos de sucesso tiram as melhores fotos
Nem todos os fotógrafos de sucesso tiram as melhores fotos. Seu sucesso vem de suas fortes táticas comerciais e de marketing. Muitos fotógrafos ficam frustrados com o mercado de fotografia ao perceberem que tiram fotos melhores do que os concorrentes mais bem-sucedidos.
Um fotógrafo de sucesso deveria ser capaz de conquistar técnica e negócios, mas esse não é um mundo ideal. Na verdade, a maioria dos consumidores que procura por fotos nem sempre sabe as nuances (aparentemente sutis) que diferenciam uma imagem de boa a excelente.
Mito 2: Fotógrafos de sucesso apelam para uma ampla audiência
Quando você está começando a trabalhar em fotografia profissional, pode parecer pouco intuitivo escolher apenas um nicho de mercado e excluir certas partes de seu público potencial, mas isso é algo que os fotógrafos de sucesso fazem bem.
É um equívoco pensar que todos os potenciais clientes são bons clientes e, quanto mais trabalho, melhor. Os fotógrafos de sucesso sabem que, para serem bem-sucedidos, precisam ser especialistas em uma determinada área e atrair um público que exige o tipo de fotografia que o fotógrafo oferece.
Encontre uma área de fotografia que você ama, em que você é bom e fique nela. Os fotógrafos de sucesso conhecem a sua área de especialização e comercializam-se como tal. Em troca, eles recebem melhores clientes que valorizam seus serviços mais do que um público geral.
Mito 3: Possuir equipamentos caros irá torná-lo rentável
Fotógrafos podem ser bem sucedidos, mesmo sem ter o melhor equipamento. Ao concentrar seus esforços não apenas em melhorar sua fotografia, mas também em se promover e se educar na área de negócios, você começará a atrair clientes que levarão ao financiamento de equipamentos melhores no futuro.
Se você está iniciando o seu negócio e tem a oportunidade de investir dinheiro em sua empresa, tente investir uma parte na educação comercial contínua, além de atualizar o equipamento. Afinal de contas, um ótimo equipamento só será benéfico se você conseguir alcançar o seu público ideal.