Simetria é a chave para fazer boas fotografia

A afirmação do título deste post é do fotógrafo Nicholas Goodden, que escreveu um artigo muito bom explicando por que acredita que a simetria é a chave da fotografia: Disse ele:

“Não posso falar pelos outros, mas na minha opinião, a simetria é a chave na fotografia. É claro que não precisa estar presente em todas as fotografias, mas é difícil negar o impacto forte e positivo que tem em qualquer fotografia. A simetria parece satisfazer uma necessidade dentro de nós. Isso me enche de calma e relaxa meu cérebro. Isso é bom.

Mas por que isso? Por que temos prazer com a simetria? Acho que a resposta está no fato de que a simetria ocorre em todos os lugares da natureza e nós, como humanos, sempre tentamos recriá-la por meio da arte, arquitetura e várias áreas do design porque faz todo o sentido. A simetria está diretamente ligada ao equilíbrio e à força.

Para começar, pense no seu próprio corpo (diz o cara com o rosto ligeiramente assimétrico!). No geral, somos bastante equilibrados: nosso lado esquerdo geralmente reflete mais ou menos o direito. É muito necessário se quisermos alcançar o equilíbrio e tarefas importantes como caminhar.

Olhe para a borboleta e suas asas perfeitamente espelhadas. Novamente, é absolutamente necessário que suas asas sejam uma cópia uma da outra, tanto para camuflagem quanto, mais importante / vital, para que possa voar. Os humanos a partir de tais observações desenvolveram planos e compreenderam a necessidade de simetria em seus projetos. Portanto, a simetria é realmente necessária, é uma necessidade evolucionária.

Quanto às aplicações na minha fotografia, não demoro muito para compilar uma boa seleção de exemplos de fotografia de simetria para você… Sou um pouco viciado em simetria. Com os exemplos a seguir, incluo algumas dicas sobre como alcançar (ou como procurar) simetria na fotografia. Em vermelho, destaquei a linha do espelho, também conhecida como eixo de simetria:

No exemplo acima usei água e reflexos a meu favor para criar uma imagem espelhada perfeita. Esta é provavelmente a maneira mais fácil de obter simetria. Enquanto às vezes parece que a simetria apenas se apresenta a você, se você souber para onde olhar E se você souber como abraçar o fato de que a simetria tem vários níveis e nem sempre é tão perfeita quanto segurar um espelho:


Às vezes é possível usar o arranjo perfeito de coisas feitas pelo homem, como essas cabines telefônicas vermelhas ou esses dois vagões de metrô:

Ou torna-se um pouco desafiador entender tudo … mas com um pouco de paciência, tentativa e erro, o equilíbrio pode ser encontrado em qualquer lugar:

Vou deixar você com este último exemplo e dica:

Use vitrines e superfícies reflexivas sob o andaime (como naquela foto) para criar reflexos em sua fotografia de rua.

Espero que este post tenha sido útil e inspirador para explorar as possibilidades do uso de simetria na fotografia.


Sobre o autor : Nicholas Goodden é fotógrafo urbano profissional e tutor de fotografia baseado em Londres. As opiniões expressas neste artigo são exclusivamente do autor. Você pode encontrar mais trabalhos de Goodden em seu site , Facebook , Twitter , Instagram e YouTube . Este artigo também foi publicado aqui .

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *