Tendência

Silvio Santos quase foi eleito presidente do Brasil. Uma foto ou mil palavras?

Poucas pessoas lembram, mas o apresentador Silvio Santos foi candidato a presidente em 1989. Se não fosse por manobras jurídicas dos adversários, principalmente, da campanha de Fernando Collor de Mello, Silvio Santos tinha muita chance de ser eleito presidente do Brasil naquela campanha.

A campanha já estava em andamento e a disputa estava entre Fernando Collor, Lula e Brizola. Mas, em 31 de outubro de 1989, o Partido Municipalista Brasileiro (PMB) decidiu substituir seu candidato a presidência, Armando Corrêa, por Silvio Santos. E assim que o apresentador foi anunciado como candidato, em poucos dias, já estava em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de votos e a frente do então favorito Fernando Collor de Melo.

O dono do baú rapidamente saiu as ruas e, em 06 de novembro de 1989, o fotógrafo Sergio Tomisaki, da Folhapress, conseguiu uma foto histórica e um dos poucos registros de Silvio Santos distribuindo cartazes e pedindo votos nas ruas de São Paulo. Veja a foto abaixo:

Silvio Santos, candidato a presidente em 1989
Silvio Santos faz campanha para presidente em 1989 | Foto: Sergio Tomisaki, em 06 de novembro de 1989 / Folhapress

Com medo de perder as eleições com a meteórica ascensão de Silvio Santos, a campanha de Fernando Collor, vejam só, escalou Eduardo Cunha, que posteriormente seria presidente da Câmara dos Deputados e preso na Operação Lava Jato, para denunciar irregularidades do partido e da candidatura do apresentador.

Dia 9 de novembro de 1989, apenas 10 dias depois de ser anunciado candidato, o Tribunal Superior Eleitoral barrou a candidatura de Silvio Santos, então líder das pesquisas de intenção de voto. O TSE considerou o partido ilegal e automaticamente a candidatura do homem do baú foi considerada inválida. Veja abaixo um dos poucos vídeos de campanha de Silvio:

Collor e Lula foram para o segundo turno e Collor ganhou a eleição. Em 1992, Collor sofreu impeachment por corrupção. Lula se elegeu e reelegeu presidente em 2002 e 2006. Em 2018 foi preso por corrupção e lavagem de dinheiro. Silvio Santos Silvio se candidatou à prefeitura de São Paulo em 1992, mas o partido também foi considerado ilegal. Em 2005, o apresentador foi procurado para uma nova tentativa de candidatura à presidência, mas ele rejeitou. Atualmente, aos 91 anos, ele continua apresentando programas de auditório no SBT.

“Considero que estava qualificado para exercer a Presidência da República e tenho certeza de que a equipe que eu escolheria, no mínimo, melhoraria as condições das pessoas mais necessitadas deste país”, disse Silvio Santos no livro “Sonho sequestrado: Silvio Santos e a campanha presidencial de 1989”. O livro está disponível na Amazon Brasil.

Ajude o iPhoto Channel

Gostou desse post? Há mais de 10 anos produzimos diariamente 3 a 4 artigos para você ficar bem informado de forma gratuita. Nunca cobramos qualquer tipo de assinatura. Nossa única fonte de receita são os anúncios do Google Ads, que são exibidos automaticamente ao longo das matérias. É com esses recursos que pagamos nossos jornalistas, webdesigners e custos com servidores, etc. Se puder, nos ajudar compartilhando sempre os conteúdos em grupos de WhatsApp, Facebook, etc, agradecemos imensamente.

Artigos relacionados