A empresa global de fornecimento de imagens e música Shutterstock, lançou nesta quarta-feira (25) o recurso de busca reversa para uso em dispositivos móveis. Agora, usuários do sistema iOS poderão tirar fotos com o celular e pesquisar por conteúdos semelhantes num banco de dados com mais de 80 milhões de imagens.
Essa é a mais recente inovação da Shutterstock no sentido de permitir a pesquisa e descoberta de conteúdos sem a necessidade de uso de palavras-chave. O mesmo recurso já havia sido implantado em março para uso em desktop.
“Quando nós lançamos a busca reversa por imagens, sabíamos que era um ajuste perfeito para o nosso aplicativo móvel – é sem dúvida um dos melhores casos de uso para a tecnologia de visão computacional em geral”, disse o CEO da Shutterstock e fundador Jon Oringer. “É tão fácil tirar uma foto e todos armazenam centenas ou milhares delas em seus aparelhos celulares. Agora você pode usar as fotos para te ajudar a procurar e encontrar imagens semelhantes e de melhor qualidade, imagens mais adequadas para as suas necessidades profissionais”, destacou o executivo.
Visão computacional é a capacidade de um computador de desconstruir uma imagem em suas características primárias, tanto visualmente quanto conceitualmente, representando-a numericamente. Tal tecnologia baseia-se em dados de pixel dentro das imagens – ao invés de coletar metadados por meio de palavras-chave e tags – para ajudar a identificar e destacar conteúdo relevante. Veja o vídeo tutorial e baixe o app aqui.