O fotógrafo Steven Haining e a modelo Ciara Antoski estabeleceram juntos o novo recorde para a sessão de fotos subaquática mais profunda de todos os tempos. Os dois, juntamente com uma equipe de profissionais, realizaram uma sessão de fotos a 32 metros de profundidade, em Ontario, no Canadá.
A sessão de fotos ocorreu no ano passado e nasceu originalmente do desejo de criar algo visualmente interessante durante a pandemia de COVID-19. “Eu já estava mergulhando e experimentando a fotografia subaquática em piscinas e ambientes controlados quando ocorreram os lockdowns e fechamentos de negócios”, contou Steven à PetaPixel.
“Na época, diziam que não poderíamos trabalhar em estúdio porque estaríamos no espaço trocando ar um do outro, então, brincando, eu estava insistindo com minha equipe para que se equipassem com trajes de mergulho, para que cada um pudesse ter seu próprio ar e estar seguro enquanto fotografávamos”, disse Steven.
Essa brincadeira se transformou em planos reais para realizar uma sessão de fotos nas águas geladas em Tobermory (Ontario), no Canadá. Steven descreve a área como a capital dos naufrágios do mundo e foi lá que seu projeto de paixão acabou sendo reconhecido pelo Guinness World Records como a sessão de fotos subaquáticas mais profunda com uma modelo.
“O que normalmente teria sido apenas um sonho para mim acabou se tornando realidade pelo desejo genuíno de fazer algo incrível durante um período da história em que eu era incapaz de criar arte, sem escolha própria”, diz ele.
Steven explica que ele praticou com uma de suas modelos subaquáticas favoritas, Ciara Antoski, que também é mergulhadora, por mais de um mês em piscinas para que ela se acostumasse a segurar a respiração em água fria. Ele e Antoski também visitaram e fotografaram em alguns outros locais apenas para praticar antes do mergulho planejado em maior profundidade.
Steven diz que também recrutou o melhor profissional de segurança de mergulho que conhecia – um mergulhador mestre que também trabalhava como artista de escape subaquático profissional para Penn e Teller – para garantir que a sessão de fotos fosse realizada com segurança.
A sessão de fotos ocorreu no naufrágio do W.L. Wetmore, um navio que encalhou e afundou em novembro de 1901. “O mergulho mais profundo que fizemos com a modelo foi a 32 metros de profundidade, incríveis 30 minutos no fundo, com [Ciara Antoski] pedindo ar emprestado e navegando pelo naufrágio do W.L. Wetmore”, diz Steven. Veja abaixo um vídeo com um pouco dos bastidores da sessão de fotos subaquática:
Ao planejar a sessão de fotos, Steven diz que não tinha a intenção de fazê-la para obter um recorde, mas depois que ela foi concluída com sucesso, ele e sua equipe decidiram submetê-la para consideração. “A quantidade de evidências que eles exigem, prova em vídeo de todo o processo, profundidades documentadas, cartas náuticas aprovadas pelo governo e comprovação da localização, provavelmente foi a maior quantidade de papelada que já fiz na minha vida”, diz Steven sobre o processo de inscrição.
“No final, o Guinness aprovou o recorde de 16 minutos a 6,40 metros em uma parte mais profunda do Wetmore. Não foi o local mais profundo em que fotografamos, mas fiquei animado e além de feliz por recebê-lo simplesmente porque não pude comprovar as informações do computador de mergulho e da profundidade maior. Se eu soubesse que precisava de uma documentação melhor, certamente teria me preparado, mas isso se tratava das fotos, não do recorde.”
Steven diz que não acabou com suas sessões de mergulho em profundidade, especialmente porque sabe que foi mais fundo do que pode provar para o recorde atual. Atualmente, o Guinness World Records tem um reconhecimento publicado dessa conquista em seu site, mas Steven já tem planos de atualizar essa página ainda este ano.
“Eu sempre pensei em comprovar a profundidade real e isso me levou a um ponto em que estou partindo em setembro com minha equipe e alguns amigos incríveis da Fujifilm, que adoram que eu teste seus equipamentos ao máximo, e vamos voltar a Tobermory mais uma vez, mas desta vez vamos superar nosso próprio recorde em uma quantidade aparentemente impossível”, ele promete. “Desta vez, vamos convidar o Guinness para estar presente e testemunhar isso pessoalmente.”
Este mergulho emocionante e desafiador do fotógrafo Steven Haining e da modelo Ciara Antoski é um exemplo notável de superação e dedicação à arte. Sua busca incansável por capturar imagens subaquáticas únicas e cativantes levou-os a alcançar um recorde extraordinário. À medida que eles se preparam para superar seu próprio feito, aguardamos ansiosamente para testemunhar sua coragem e habilidade em mergulhar até as profundezas desconhecidas. Essa história inspiradora é um lembrete de que, mesmo em tempos difíceis, a paixão e a criatividade podem nos impulsionar a alcançar grandes alturas e desafiar os limites do possível.