Em uma verdadeira experiência de imersão, o fotojornalista carioca Fellipe Abreu teve a oportunidade de viver por um mês na aldeia de Kabadio. Abreu acompanhou de perto o dia a dia das famílias locais, os rituais dos líderes e cerimônias religiosas, a rotina das crianças que se dedicam ao estudo do Alcorão, que registra em seus belíssimos retratos. Também pode captar algumas das principais manifestações culturais dessa região da costa oeste africana, além também das dificuldades que o vilarejo enfrenta atualmente.
“Além de ter sido a minha primeira experiência na África, o mais gratificante de tudo foi a maneira com que a comunidade me acolheu e me deu a oportunidade de viver um pouquinho do dia a dia deles”, explica o fotojornalista.
Desta vivência resultou a exposição “Kabadio – Ritos e Rituais”, do fotógrafo carioca Fellipe Abreu, retrata as sutilezas da vida cotidiana de Kabadio, uma pequena e mística aldeia muçulmana localizada na região da Casamança, no extremo sul do Senegal, onde cerca de 95% da população (estimada em aproximadamente três mil pessoas) é praticante do sufismo – vertente mística do islã, muito difundida no oeste da África.
A exposição estará aberta a visitação até dia 29 de abril e marca a abertura da Festa da Francofonia 2017 na Unidade Faria Lima, da Aliança Francesa de São Paulo, Unidade Faria Lima (Av. Brig. Faria Lima, 2421 – Pinheiros – São Paulo/SP). A entrada é gratuita.
Sobre o autor
Fellipe Abreu se graduou em Cinema, estudou Relações Internacionais, mas foi no jornalismo onde se encontrou. Começou a carreira como repórter cinematográfico na Rede Globo (RJ), passou pela Editora Abril (SP), mas a partir de 2013 decidiu seguir a vida profissional como fotojornalista independente.
Desde então, decidiu focar seu trabalho geograficamente na América Latina e na África, concentrando todos seus esforços nas questões sociais, ambientais e culturais desses dois continentes. Ao longo dos últimos anos, produziu reportagens, ensaios fotográficos e documentários em diversos países, como México, Bolívia, Chile, Senegal, Moçambique, Suazilândia, Namíbia, Sudão do Sul e Madagascar. Fellipe já publicou reportagens e ensaios fotográficos em alguns dos mais importantes meios de comunicação do Brasil e do mundo, como TV Globo, Folha de São Paulo, The Miami Herald, Deutsche Welle, The Guardian e BBC.