Seminário debate fotografia, mobilidade e tecnologia

Manifesto - table ronde nouveaux medias
André Rouillé, ensaísta e historiador da fotografia, professor da Université de Paris VIII, é um dos participantes do seminário no Rio

A coordenação do Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro (FotoRio) e o Oi Futuro do Flamengo promovem nos dias 23, 29 e 30 de outubro o seminário “A revolução do aparato: Fotografia, Mobilidade e Tecnologia”, com a participação de fotógrafos, diretores de arte, videoarte, antropólogos, professores e produtores culturais. Entre os participantes estão Claudia Linhares Sanz, André Rouillé, Edu Monteiro, André Galhardo, Iatã Canabrava, Nuno Godolphin. A mediação é do antropólogo, fotógrafo e coordenador do FotoRio Milton Guran.

Entre os temas em debate, estão “Fotografia e rede social”, “Experimentos e novos produtos” e “Instagram e expressão pessoal”. No cerne das discussões está um dos mais instigantes fenômenos sociais ligados à imagem em curso no mundo: a construção de uma rede de sociabilidade através do compartilhamento de imagens produzidas por telefones celulares.

Lançado em 2010, o Instagram, primeiro aplicativo do gênero, conquistou rapidamente mais de 30 milhões de usuários no mundo. Hoje, as imagens produzidas e compartilhadas por esse sistema não só estão gerando uma linguagem visual nova, como induzem a uma leitura do mundo visível totalmente inovadora. E abrem novas frentes de diálogo social, em escala planetária.

O seminário conta com a participação de curadores de exposições feitas a partir do aplicativo e de um dos autores mais consagrados do campo da história da fotografia, e dará lugar a uma publicação na coleção “Arte e Tecnologia” do Oi Futuro. A entrada é gratuita.

Artigos relacionados