Fotografia documental Livros Sem categoria

Livro fotográfico apresenta as inúmeras formas da resistência negra

Foto: Adreinne Waheed
congresso de fotografia

A fotógrafa Adreinne Waheed lançou recentemente o livro Black Joy & Resistance que apresenta a “energia e espírito das pessoas negras e marrons.” Da marcha do 20º Aniversário da Marcha do Milhão de Homens em Washington, ao carnaval em Salvador na Bahia, e o protesto estudantil Fees Must Fall em Joanesburgo, África do Sul.

Foto: Adreinne Waheed

Waheed documentou ao longo de cinco anos uma cultura que vem finalmente conquistando seu respeito e espaço no mundo. As fotografias de Black Joy & Resistance são claras e transmitem momentos verdadeiros de seres humanos que vivem momentos de alegria e repressão.

Foto: Adreinne Waheed

São as diferentes formas de resistência que Waheed captura que transformam seu trabalho em algo tão emblemático. “A resistência não é agressiva nem embalada de uma maneira esperada. O que eu queria mostrar era que a resistência vem em todas as formas, grandes e pequenas” conta a fotógrafa à National Geographic.

Foto: Adreinne Waheed

Em 2010 a fotógrafa criou uma coleção de retratos afro-americanos chamado Waheed Photo Archives. Essa coleção com cerca de 10 mil imagens foram adquiridas ao longo de sua vida. Hoje o projeto faz parte do  Museu Nacional Smithsoniano de História e Cultura Afro-Americana, em Washington, DC.

Foto: Adreinne Waheed
Foto: Adreinne Waheed

Fonte: National Geographic

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!