Finep promove Prêmio Jovem Inovador

A Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública federal ligada ao Ministério da Ciência, anunciou a criação do Prêmio Finep Jovem Inovador, um concurso fotográfico destinado a estudantes de todo o Brasil.

O objetivo do concurso é levar o conceito de inovação para as escolas e despertar o interesse dos mais jovens por tecnologia. Podem se escrever estudantes entre 14 e 18 anos, cujas fotos deverão retratar o tema energia sustentável, escolhido em homenagem à Rio+20 e ao ano de 2012, escolhido pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.

“Queríamos criar um prêmio voltado para o público pré-universitário, com uma temática diferente a cada ano. Por isso, escolhemos como suporte para a primeira edição a fotografia, que é de fácil acesso e gera bastante interesse entre os jovens. A intenção é fazer com que eles tenham ideias inovadoras e, quem sabe, concorram ao Prêmio Finep no futuro”, afirma André Calazans, chefe do Departamento de Marketing da Finep.

As fotos podem ser de paisagens, máquinas, pessoas, objetos, construções e instalações. “Como exemplos de energia sustentável, podemos citar a energia solar, a eólica e a gerada pela biomassa. Queremos que os jovens pesquisem e que as escolas e as famílias se envolvam no processo”, explica Calazans.

Cada participante poder concorrer com até três fotografias, que devem ser digitais e inéditas. O arquivo deve estar no formato JPEG ou TIFF, com no mínimo 500 KB e, no máximo, 5 MB. As inscrições devem ser feitas até 16 de agosto.

Um comitê de jurados da Finep avaliará as fotos em até 120 dias após o término das inscrições. Os critérios serão a originalidade, a qualidade técnica e estética da foto, e a adequação ao tema proposto. Serão escolhidas as três melhores fotos de cada região do Brasil, e os fotógrafos serão homenageados com troféus em cerimônias de premiação. As fotografias classificadas em primeiro lugar na etapa regional concorrerão ao Prêmio Nacional. Os primeiros lugares de cada região e o vencedor nacional receberão ainda um prêmio no valor de R$ 2,5 mil.

Regulamentos e inscrições podem ser obtidas no site http://premio.finep.gov.br

Sobre o autor

Alcides Mafra

Alcides Mafra

Jornalista e colaborador do iPhoto Channel (alcidesmafra@iphotochannel.com.br)

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário